TIRA ASTRONAUTA - RELATÓRIO DE PROCESSO DE PRODUÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM
Este post é parte dos resultados do
Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em
parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de
ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o
ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em
quadrinhos para animação.
O relatório a seguir foi produzido pelo
referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela
instituição de ensino.
Acreditamos que a divulgação desse
relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de
animação.
___________
A periodicidade dos encontros para o
desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por
encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade da
participante e do professor.
O processo de produção descrito a seguir baseia-se
nas lembranças do professor, nas anotações em forma de diários, nas anotações
sobre desenvolvimento de personagens, roteiro e Storyboard do
filme feito pela participante e arquivos do Toonboom (programa
de animação utilizado ao longo da produção).
Os arquivos do Toonboom, 13 ao
total, foram devidamente datados: 2/5/2018, 22/5/2018, 20/6/2018,
8/8/2018, 22/8/2018, 29/8/2018, 26/9/2018, 3/10/2018, 18/10/2018, 24/10/2018,
31/10/2018, 7/11/2018 e 21/11/2018.
O professor produziu quatro anotações em forma de
diário sobre o desenvolvimento da participante, todos devidamente datados, a
saber: 22/5/2018, 20/6/2018, 22/8/2018, 26/9/2018.
Ao longo da descrição da etapa de animação,
procurou-se relatar os acontecimentos relacionados a esses dias específicos. Contudo,
considera-se a possibilidade de que alguns encontros tenham ficado sem registro.
Ocorreram hiatos durante a produção referentes a período
de férias, feriados e problemas pessoais dos envolvidos. O Projeto de Extensão
era gratuito e voluntário, portanto, não havia qualquer pretensão de
estabelecer obrigatoriedade de presença.
O trabalho se iniciou dia 7/3/2018, com a etapa de
CURADORIA. A própria participante escolheu algumas tiras do artista Ricardo
Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes animados
interessantes.
CURADORIA: A tira escolhida foi Astronauta,
publicada originalmente em 17/1/2018.
DESCRIÇÃO DA TIRA: A tira original (Figura 1)
é composta por três quadros, ambos sem requadros, nos quais há uma interação
entre dois personagens, um à esquerda e outro à direita.
No primeiro quadro, o personagem à esquerda está deitado
no sofá, enquanto o personagem à direita apresenta expressão nervosa, com as mãos
para cima, e diz: “Você nunca vai pra lugar nenhum deitado nesse sofá o dia
inteiro!”. O personagem à esquerda aparenta um leve incômodo com o comentário.
No segundo quadro, o personagem à esquerda aparentemente acaba de colocar um
capacete de astronauta na cabeça, enquanto o personagem à direita está com
expressão de surpresa e pergunta: “O quê?”.
No terceiro quadro, o personagem à esquerda está
com um controle remoto na mão e, de maneira semelhante a um foguete, voa com
seu sofá, enquanto o personagem à esquerda está quase coberto pela fumaça e com
olhar atônito.
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| Figura 1 - Tira Astronauta, de Ricardo Tokumoto. |
ESTÓRIA-BASE: Há dois personagens, um deitado no
sofá e outro personagem de pé reclamando que ele não sai do sofá o dia inteiro.
Personagem que estava deitado no sofá se incomoda com o comentário, senta-se no
sofá, pega um capacete de astronauta em algum lugar. O personagem que está de
pé se surpreende com a ação do outro. Personagem do sofá pega um controle
remoto em algum lugar e inicia o processo de ignição do sofá. A parte de baixo
do sofá entra em combustão e ele alça voo rapidamente. A ignição provoca muita
fumaça por toda parte, que praticamente cobre o personagem de pé.
ETAPA 1 –
DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS
1.1. DESCRIÇÃO DOS
PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:
Baseado na aparência e nas atitudes dos personagens
na obra original, a participante criou a caracterização dos personagens, que
foram nomeados como Astronauta e João, o primeiro correspondente ao personagem
à esquerda, e o segundo ao personagem à direita. As características atribuídas
aos personagens estão listadas a seguir:
Astronauta: É um cara que só
quer ficar no canto dele, não gosta de ser incomodado e não tem paciência pra
gente sem graça. Adora assistir televisão o dia todo e grava seus seriados por
cima do de outras pessoas. Está desempregado e fala com todo mundo que está
"procurando, mas é difícil". Mora com seu irmão João, que considera
extremamente chato, sem graça e intrometido.
João: É um cara que assume muitas
responsabilidades e não para quieto. Não aguenta ver as coisas sem serem
resolvidas. Trabalha, cuida da casa e tudo mais que passar pela sua frente. Seu
irmão mais novo mora com ele, o que às vezes o deixa estressado porque o
considera muito folgado. Contudo, entende que é responsável por ele também.
Após o término da etapa de desenvolvimento dos
personagens, foi criado o roteiro do filme. A participante foi instruída sobre
o formato e as premissas do roteiro pelo professor.
O professor apontou a necessidade de se estabelecer
a estória imediatamente pregressa aos acontecimentos do filme, a fim de
garantir que a participante estivesse ciente das motivações de cada personagem.
Algumas perguntas foram utilizadas para instigar essa criação de estória
pregressa: o que eles estavam fazendo antes? O que motivou a interação entre os
dois?
Essas perguntas se relacionam aos princípios da
atuação de Hooks (2003). A participante também foi orientada pelo professor a
encenar os acontecimentos à medida que desenvolvia o roteiro a fim testar as
soluções de atuação do personagem já nesse estágio.
O roteiro escrito pode ser lido a seguir:
INT. DIA. SALA DA CASA.
Os irmãos JOÃO e ASTRONAUTA
encontram-se juntos na sala de casa. Astronauta está deitado preguiçosamente no
sofá, enquanto João está de pé ao lado do móvel batendo o pé de forma
impaciente e com expressão nervosa.
Após um tempo João se irrita, levanta
os braços raivosamente e questiona o irmão:
JOÃO
Você nunca vai pra lugar
nenhum deitado nesse sofá!
Astronauta fecha os olhos e olha com
desdém para João. Ignorando o irmão, Astronauta senta-se calmamente no sofá,
puxa as duas pernas para próximo do corpo e fica em posição de lótus.
Sem grande esforço, Astronauta se curva
para pegar algo atrás do sofá. É um capacete de astronauta, que coloca na
cabeça.
João se surpreende com o que está vendo
e comenta, interrogativo:
JOÃO
O quê?
Astronauta pega controle remoto no
fundo do sofá. Aperta um botão, e o sofá inicia um processo de ignição.
Bastante fumaça começa a sair por debaixo do sofá.
Fogo, fumaça e o sofá alça voo. Um
incrédulo João é deixado para trás em meio a fumaça. A fumaça se dissipa. João
ainda olha, incrédulo, para cima. João abaixa a cabeça, atônito. Olha para o
espectador.
O processo de interpretação e construção de
personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos na narrativa
do filme em comparação ao que fora apresentado na tira original.
Na etapa de Storyboard, o
professor instruiu a participante a utilizar a tira original como base do
desenho, visando manter a semelhança com o material original e evitar que as possíveis
limitações em desenho se tornassem obstáculos desnecessários para o
desenvolvimento da atividade, que era eminentemente de construção narrativa.
O Storyboard foi criado com base nos acontecimentos descritos no roteiro, e
buscou representar as principais ações descritas nele. Alguns acontecimentos, a
exemplo da tira original, foram representados simultaneamente, o que exigiu uma
separação posterior na etapa de animático.
A participante foi orientada a utilizar o processo
de encenação para fazer um estudo de poses e, assim, encontrar aquelas mais
apropriadas para representação no Storyboard.
As três páginas do Storyboard podem
ser vistas a seguir:
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| Figura 2 - primeira página do storyboard do filme Astronauta. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4. |
| Figura 3 - Segunda página do storyboard do filme Astronauta. Nela estão presentes os painéis 5, 6, 7 e 8. |
![]() |
| Figura 4 - Terceira página do storyboard do filme Astronauta. Nela estão presentes os painéis 9, 10, 11 e 12. |

Figura 5 - quarta
página do storyboard do filme Astronauta. Nela estão presentes os
painéis 13 e 14.
Ao longo do processo de encenação feito para
o Storyboard, a participante criou algumas posições a mais do
personagem, algo que se converteu em mais acontecimentos. Para melhor apontar
quais acontecimentos foram inseridos pela participante, foi criada uma tabela
com indicações sobre os acontecimentos e suas relações com o que havia sido
previamente apresentado na tira.
A seguir temos a Tabela 1, que
mostra a descrição dos acontecimentos da estória narrada no projeto da obra
audiovisual e as indicações de como cada acontecimento descrito é representado
na tira em quadrinhos: (A) como ausente, ou seja, esse acontecimento não é
mencionado na narrativa da tira; (R) como representado, ou seja, o
acontecimento é apresentado explicitamente na narrativa da tira; e (I) como
implícito, ou seja, o acontecimento pode ser inferido pelo leitor.
Tabela 1 - Descrição dos acontecimentos
do filme e sua relação com o que foi apresentado pela tira original.
|
Nº |
Acontecimentos da estória narrados na
obra audiovisual |
Tira original |
|
1 |
João bate o pé no chão de forma impaciente. |
A |
|
2 |
João se irrita. |
I |
|
3 |
João levanta os braços raivosamente. |
R |
|
4 |
João diz: Você nunca vai pra lugar nenhum deitado
nesse sofá. |
R |
|
5 |
João abaixa os braços e os coloca na cintura |
A |
|
6 |
Astronauta fecha os olhos e olha para João. |
A |
|
7 |
Astronauta senta-se calmamente no sofá. |
I |
|
8 |
Astronauta puxa as duas pernas e fica em posição
de lótus. |
I |
|
9 |
Astronauta se curva para pegar algo atrás do
sofá. |
A |
|
10 |
Astronauta coloca um capacete de astronauta na
cabeça. |
R |
|
11 |
João se surpreende. |
I |
|
12 |
João, surpreso, comenta de forma interrogativa: o
quê? |
R |
|
13 |
Astronauta passa a mão pelo sofá e retira um
controle remoto. |
A |
|
14 |
Astro aperta um botão. |
A |
|
15 |
Sofá inicia um processo de ignição. |
I |
|
16 |
O sofá alça voo. |
R |
|
17 |
João é deixado para trás. |
I |
|
18 |
A fumaça se dissipa. |
A |
|
19 |
João abaixa a cabeça, ainda incrédulo. |
A |
ETAPA 4 –
ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM
Nessa etapa, a participante encenou as ações dos
personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O tempo foi convertido em uma
relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso foi elaborado o animático.
No processo de encenação, o professor realizou as
anotações sobre a cronometragem para que a participante pudesse encenar os dois
personagens do filme. O processo se deu da seguinte forma: os acontecimentos foram
consultados no roteiro e Storyboard, e a participante encenou
um dos personagens por vez, seguindo a ordem de acontecimentos apontada pelo
filme. Sempre que a participante ou o professor julgavam necessário, a
encenação de determinado acontecimento foi refeita.
Uma particularidade do processo de encenação desse
projeto refere-se ao movimento da decolagem do sofá e ao movimento de expansão
e dispersão da fumaça, ambos encenados em movimentos com as mãos.
O animático foi
construído por meio das anotações da Etapa 4 com a utilização dos quadros
criados para o Storyboard. A participante promoveu algumas
alterações nos tempos de determinadas ações que julgou necessitarem de ajustes
para uma melhor visualização.
Importante salientar que as atividades
desenvolvidas no programa Toonboom foram realizadas com a
utilização de mesa digitalizadora fornecida pelo Centro de Estudos em Design de
Imagem ou pelo professor. A participante em questão não possuía experiência na utilização
de mesa digitalizadora, por isso houve necessidade de instruções do professor e
tempo para adaptação com a ferramenta.
Algumas funções básicas do software
Toonboom foram apresentadas à participante, a saber: o funcionamento do pincel e borracha, a criação e
organização de camadas de animação, criação e ajuste de camadas de câmera,
funcionamento da timeline e dispositivos de pré-visualização
da cena e funcionamento de Onion Skin.
Parte do processo de animação foi iniciado ainda durante
o estabelecimento do animático, pois diversos quadros-chave corresponderam a
posições presentes no Storyboard, que como visto anteriormente, foi
redesenhado no programa de animação. No entanto, é seguro afirmar que os
conceitos relativos à animação foram apresentados após o término da produção do
animático.
Os arquivos do programa Toonboom e
diários do professor correspondem a quatro encontros que ocorreram após o
início do processo de animação. Isso impossibilita saber a ordem em que determinadas
animações do começo da produção foram feitas, mesmo que o professor se lembre
de diversos episódios e processos realizados durante a produção.
Assim, os processos de animação de alguns
movimentos foram abordados com base nos elementos de planejamento que estão
disponíveis nos arquivos de Toonboom e das memórias do
professor.
O arquivo de Toonboom mais antigo
disponível data de 2/5/2018. Nele é possível ver que quatro movimentos já
haviam sido animados. Em ordem de aparecimento do filme, o primeiro movimento
animado se refere ao bater de pés do personagem João, descrito no acontecimento
nº 1 da Tabela 1.
Esse movimento foi criado por meio do desenho de
poses-chave dos pés do personagem, e as poses de passagem foram desenvolvidas
em função da percepção da participante ao encenar o movimento.
A adoção de encenação para estudo das características do movimento foi
estimulada pelo professor. A participante criou, então, poses de passagem entre
as poses-chave, diferente do que é costumeiro para iniciantes nesse tipo de
situação, que é criar uma pose no meio da trajetória do movimento. Assim, o
processo desenvolvido pela participante trouxe uma sensação aceleração.
A Figura 6 apresenta os quadros
referentes ao movimento de pé do personagem João que foi citado anteriormente.
No segundo e quarto quadros observam-se dois esboços de trajetória com
marcações referentes a posição das pose-chave nos limites da trajetória, além da
marcação da posição da pose de passagem.
![]() |
| Figura 6 - Capturas de tela de excerto da composição do arquivo de Toonboom do dia 02/05/2018. Os desenhos apresentam a posições do pé do personagem João ao longo do movimento. |
É possível perceber que na subida do pé, entre os
quadros 001 e 005, há aceleração. E na descida, entre os quadros 005 e 009,
também há aceleração. Se uma pose fosse colocada no meio da trajetória não haveria
sensação de aceleração, e caso a mesma pose de passagem fosse utilizada na ida
e na volta, também resultaria em sensações diferentes. Embora seja um movimento
simples, este possibilitou que o professor abordasse fundamentos da animação,
como aceleração e desaceleração, aproveitando-se de uma descrição de sensação
proporcionada por processo de encenação.
O segundo movimento visto no arquivo diz respeito aos acontecimentos nº 2 e 3 da Tabela 1, nos quais João se irrita e levanta os braços raivosamente. O trabalho com esse movimento possibilitou que o professor apresentasse o conceito de pose de ruptura (breakdown) e noções dos princípios da atuação de Hooks (2003).
As poses-chave referentes a esse movimento já estavam desenhadas, pois constavam no Storyboard. Mesmo assim, a participante foi estimulada a utilizar o recurso de encenação como forma de estudo das poses e características do movimento. Esse processo levou à criação de uma pose de ruptura (breakdown) e, posteriormente, de um gráfico de espaçamento, que caracterizam tanto a ação quanto a personalidade explosiva do personagem (Figura 7).
Um gráfico parecido com o que foi feito para essa ação só faria sentido se a pose de ruptura (breakdown) já estivesse desenhada. Isso apontou um caminho de estudo sobre as encenações, que primeiro se direcionou a perceber qual a aparência do movimento, e depois se ocupou de suas características, precisamente da aceleração.
Ainda no arquivo do dia 2/5/2018, o terceiro
movimento, no qual está visível o trabalho de animação da participante, foi a
descida dos braços de João até o seu posicionamento na cintura (acontecimento
nº 5 da Tabela 1). A participante criou um gráfico de espaçamento, mas não o seguiu
completamente. Talvez o tenha abandonado, ou talvez tenha decidido voltar ao
movimento em outro momento.
O último movimento em que a participante
evidentemente trabalhou o processo de animação, também no arquivo de Toonboom do
dia 2/5/2018, refere-se ao acontecimento nº 6 (Tabela 1), no qual o
personagem Astronauta fecha os olhos e olha para João. As poses-chave do
movimento já estavam desenhadas, pois constavam no Storyboard. Para
compreender como o movimento poderia refletir a personalidade do personagem, o
professor orientou a participante a realizar encenação incorporando o
personagem e percebendo a variação de velocidade do movimento. Esse processo
resultou no desenho de algumas poses de passagem, que revelam uma movimentação
lenta e com velocidade praticamente constante. Isso refletiu na caracterização
do personagem, mostrando um padrão de movimento que foi revisitado diversas
vezes ao longo da criação dos demais movimentos.
No encontro do dia 22/5/2018, a participante fez três poses de passagens e intervalos do personagem referentes ao acontecimento nº 7 da Tabela 1, quando o Astronauta se senta calmamente no sofá. As poses de ruptura (breakdowns) foram desenvolvidas com base em encenação, tendo como foco a disposição das partes do corpo durante o movimento. Essas poses de ruptura e passagem[1] quebram o padrão de espaçamento percebido pela experiência anterior, apontando que esses determinados padrões necessitam estar em consonância com os tipos de ações executados.
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| Figura 8 - Capturas de tela de excerto da composição do arquivo de Toonboom do dia 22/5/2018. O texto acima das imagens se refere ao tipo de pose, e o número abaixo o lugar na timeline. |
A participante desenvolveu ainda o movimento
descrito no acontecimento nº 8 da Tabela 1. Esse movimento também foi estudado com
base na prática de encenação, e contou com um desenvolvimento semelhante ao
processo de animação descrito anteriormente.
Nesse mesmo encontro, foram criadas poses de passagem e de ruptura (breakdown) dos movimentos descritos nos acontecimentos nº 9, 10, 13 e 14 da Tabela 1. Durante o processo de criação desses movimentos, o professor apresentou conceitos fundamentais para animação de personagens, como arcos, distribuição de peso e quebra sucessiva das juntas articuladas. Em meio a esse processo, alguns quadros-chave novos foram criados.
No encontro do dia 20/6/2018, a participante, após
realizar algumas encenações, elaborou um gráfico de espaçamento do movimento em
que Astronauta se senta no sofá. Embora a caracterização do personagem
prenunciasse um padrão de movimento mais constante e calmo, as encenações
apontaram que em determinados momentos fez-se necessário o uso de espaçamentos
mais dinâmicos. Essa constatação pode ser vista no gráfico de espaçamento
(Figura 9), resultado da percepção da participante sobre a forma abrupta com
que o braço do personagem se estica ao realizar a ação.
Em 22/8/2018, a participante se concentrou no
movimento descrito no acontecimento nº 8 da Tabela 1. Em função disso, encenou os
movimentos algumas vezes para compreender suas características. E com base nessa
metodologia, criou algumas poses de passagem e um gráfico de espaçamento para o
movimento da perna esquerda do Astronauta. Foram desenvolvidas também algumas
poses intermediárias seguindo o indicado no gráfico.
Em 29/8/2018, a participante desenhou poses
intermediárias seguindo os gráficos de espaçamento. Houve um hiato entre os
encontros devido a problemas no prédio onde eles ocorriam, além de motivos
médicos e indisponibilidade de agenda da participante.
No dia 26/9/2018, os encontros foram retomados, e a
participante concentrou-se no movimento da perna direita do acontecimento nº 8
da Tabela 1. Segundo consta nos diários do professor, a participante realizou
os procedimentos de encenação e criação de gráficos de espaçamento sem
requisitar auxílio do professor. No encontro também foram criadas diversas
poses intermediárias.
No encontro de 3/10/2018, a participante refinou
elementos da atuação do personagem Astronauta durante os movimentos em que ele se
senta no sofá e puxa as pernas para ficar em posição de lótus. A participante
deixou o personagem com os olhos fechados enquanto realizava os movimentos, o
que passa uma impressão de superioridade em relação à atitude de questionamento
do outro personagem. Após se sentar e puxar as pernas, Astronauta abre os olhos
com expressão tediosa, e isso antecipa o seu movimento posterior, o de se
curvar para pegar algo atrás do sofá. As poses principais desse acontecimento
podem ser vistas na Figura 10.
![]() |
| Figura 10 - Captura de tela de excerto do arquivo do programa Toonboom de 3/10/2018. |
Essas escolhas da participante relacionadas à
atuação do personagem dialogam com os conceitos de Hooks (2003), de que emoções
tendem a conduzir ações, e de que atuação é reação e realização. Astronauta se
move lentamente frente a uma provocação do outro personagem, e ficar de olhos
fechados enquanto assume uma postura que evoca meditação, tranquilidade, aponta
para as emoções do personagem frente a provocação, apresentando sua
caracterização. Abrir os olhos como forma de antecipar a ação seguinte, além de
conduzir o espectador, ainda aponta o quanto considera o outro personagem, e
seu conflito, insignificantes.
Essas sutilezas na criação da performance do
personagem parecem fruto do desenvolvimento prévio de suas características
aliado às práticas de encenação. É como se a participante soubesse como o
personagem deve agir. Mais do que movimentos arquitetados intelectualmente,
parecem construtos criados pelo corpo.
Ainda no encontro do dia 3/10/2018, a participante fez o restante das poses intermediárias das pernas do personagem Astronauta para ficarem cruzadas, e criou poses de ruptura (breakdowns) do personagem relacionadas à ação de se curvar e pegar algo atrás do sofá. Essas poses mais uma vez foram fruto dos estudos de encenação. Não foram criados gráficos de espaçamento em relação a esse movimento.
No encontro de 18/10/2018, a participante desenhou intervalos referentes ao movimento citado no parágrafo anterior. Em 24/10/2018, a participante se concentrou em um movimento referente aos acontecimentos nº 9 e 10, em que Astronauta leva o capacete que pegou atrás do sofá até a cabeça. Foram realizadas encenações para estudo do movimento. Inicialmente, detalhes da postura corporal ao logo do movimento foram percebidos e, posteriormente, também a trajetória e a variação de velocidade. O professor orientou a participante a exagerar quando criasse as poses de ruptura (breakdowns) a fim de tornar o movimento mais impactante e reforçar o absurdo da situação narrada no filme. Foi elaborado um gráfico de espaçamento para uma parte da ação.
Nos encontros do dia 31/10, 7/11 e 21/11/18, a
participante criou diversas poses de passagem seguindo os gráficos de
espaçamento anteriormente estabelecidos.
A participante precisou se desvincular do projeto,
e a tira animada ficou incompleta.
[1] Embora poses de ruptura e poses de passagem
sejam sinônimos, no projeto Tiras Animadas é trabalhada uma diferenciação entre
elas. A pose de passagem é uma pose cuja trajetória é previsível em função dos
quadros-chave, e a pose de ruptura representa uma quebra dessa trajetória
previsível.








