TIRA ECLIPSE - RELATÓRIO DE PRODUÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM

Este post é parte dos resultados do Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em quadrinhos para animação. 

O relatório a seguir foi produzido pelo referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela instituição de ensino.

Acreditamos que a divulgação desse relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de animação. 

___________

A periodicidade dos encontros para o desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade da participante e do professor.

O processo de produção descrito a seguir baseia-se nas lembranças do professor, nas anotações em forma de relatórios, nas anotações sobre desenvolvimento de personagens, roteiro e Storyboard do filme feito pela participante e arquivos do Toonboom (programa de animação utilizado ao longo da produção).

Os arquivos do Toonboom, 17 ao total, foram devidamente datados: 25/2/2019, 11/3/2019, 19/3/2019, 25/3/2019, 15/4/2019, 22/4/2019, 6/5/2019, 20/5/2019, 27/5/2019, 5/8/2019, 13/8/2019, 18/8/2019, 27/8/2019, 29/8/2019, 26/9/2019, 17/10/2019, 24/10/2019.

O professor produziu cinco relatórios sobre o desenvolvimento da participante, todos devidamente datados, a saber: 23/5/2019, 6/8/2019, 8/8/2019 e 12/09/2019.

Ao longo da descrição da etapa de animação, procurou-se relatar os acontecimentos relacionados a esses dias específicos. Contudo, considera-se a possibilidade de que alguns encontros tenham ficado sem registro. Ocorreram hiatos durante a produção referentes a período de férias, feriados e problemas pessoais dos envolvidos. O Projeto de Extensão era gratuito e voluntário, portanto, não havia qualquer pretensão de estabelecer obrigatoriedade de presença.

Nessa época, o professor começou a adotar como estratégia didática a apresentação de todos os conceitos e etapas trabalhados ao longo do projeto durante os primeiros dias de dedicação da participante. Um procedimento semelhante se repetiu a cada nova etapa, sendo que as subetapas foram apresentadas a cada início de etapa.

O trabalho se iniciou no dia 22/10/2018, com a etapa de CURADORIA. A própria participante escolheu algumas tiras do artista Ricardo Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes animados interessantes.

CURADORIA: A tira escolhida foi Eclipse, publicada originalmente em 29/8/2017. A tira faz um comentário sobre um assunto que era contemporâneo[1].

ANÁLISE DA TIRA ORIGINAL:

DESCRIÇÃO DA TIRA: A tira original (Figura 1) possui três quadros, nos quais dois personagens interagem. No primeiro quadro, o personagem que está posicionado à direita está apontando para o céu e exclamando: “Olha, o eclipse já vai começar!”. Enquanto o outro personagem, posicionado à esquerda, comenta: “Ei, não olhe direto pro sol”. No segundo quadro, o personagem à direita está com os olhos sangrando e diz: “Começou!”. O personagem à esquerda comenta: “não, são seus olhos que...”. O terceiro quadro mostra o personagem à esquerda com os olhos literalmente em chamas dizendo: “Agora o sol voltou com tudo”, e o personagem à direita com expressão estarrecida.

PERSONAGENS: Ao observar a tira, podemos perceber dois personagens, um posicionado à esquerda e outro à direita. O personagem posicionado à esquerda é formado visualmente por cabeça e tronco, possui três fios de cabelo e aparenta ser menor e mais magro que o outro personagem. Ao longo da tira, ele aparenta se importar com o outro personagem, mas demonstra certa apatia frente ao absurdo apresentado no terceiro quadro.

O personagem posicionado à direita possui uma constituição semelhante, no entanto é maior, mais corpulento. Ao longo da tira, o personagem se mostra deslumbrado e bobo, aparenta não conseguir discernir o que lhe faz mal.

Figura 1 - Tira Eclipse, de Ricardo Tokumoto.


ESTÓRIA-BASE: O personagem que está posicionado à direita olha fixamente para o sol. Ele aponta na direção do sol e comenta animadamente que o eclipse irá começar. O personagem à esquerda aponta que ele não deve olhar fixamente para o sol. O personagem à direita começa a sangrar pelos olhos e exclama que o eclipse começou. O personagem à esquerda comenta que não é o caso, que são os olhos do outro personagem que estão feridos. Os olhos do personagem à direita entram em combustão. O personagem à direita afirma que o sol reapareceu com força total, não percebendo que seus próprios olhos estão em chamas. O personagem à esquerda olha estarrecido para o que vê.

ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS

1.1. DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:

Após breve análise da tira, a participante criou a caracterização dos personagens, que foram nomeados como Roger e Otto, o primeiro correspondente ao personagem que estava posicionado à esquerda, e o segundo ao personagem à direita.

Roger: Calmo, tranquilo, atencioso, curioso, preocupado, pontual e se importa com os outros.

Otto: Curioso, ansioso, apressado, otimista, doidão, drogado e alheio.

ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO ROTEIRO

Após o término da etapa de desenvolvimento dos personagens, a participante foi informada de que iria iniciar a produção do roteiro no encontro seguinte. Devido a um problema de comunicação, a participante compreendeu que deveria possuir o roteiro pronto para o referido encontro. Como resultado desse desencontro de informações, a participante produziu um roteiro sem a orientação do professor.

PRIMEIRO ROTEIRO

O roteiro produzido nesse primeiro momento foi em forma de tabela em três colunas: descrição da atuação e falas do personagem Roger; descrição da atuação e falas do personagem Otto; indicações de inserções musicais e sonoras (Tabela 1).

 Tabela 1 – Primeiro roteiro da tira Eclipse.

Roger

Otto

Música

Caminha da esquerda para a direita (2 passos)

Afinando instrumentos

Caminha da esquerda para a direita (2 passos)

Surge no canto esquerdo, balançando de um lado para outro, bem alheio

Afinando instrumentos

Curioso, para e presta atenção em Otto

Caminha da esquerda para a direita (1 passo)

Começa suave e baixo

Olha pra baixo (mãos) e pisca

Olha para cima pensativo, como se tivesse escutado um barulho

Inclina a cabeça para trás, assustado de leve, espantado 

Atira o braço direito para cima apontando para o céu:

“Olha, o eclipse já vai começar” (animado ou vagarosamente????)

Crescendo

“Ei, não olhe direto pro Sol” conselho distante num rompante. 

Fica boquiaberto: “Começou”

Espantado, cuidadoso: “Não, são seus olhos que...”

Olhos sangram

Olhos pegam fogo instantaneamente (fuuuuul)

Intensa

“Agora o Sol voltou com tudo” emocionado

Desloca a cabeça para trás, sorriso negativo se forma

Sorriso sutil, contemplação

Indo embora com passinhos apresados 

 

Durante o encontro e uma avaliação prévia do roteiro produzido a participante foi instruída a adaptar esse roteiro para o formato padrão de roteiro cinematográfico, ao qual poderia descrever as cenas produzidas e garantir um fluxo de leitura mais fluido.

O professor fez algumas indagações acerca das motivações dos personagens e provocou a participante a desenvolver a atuação dos personagens tendo como base a etapa anterior. Foi sugerido pelo professor que a participante realizasse encenações a fim de perceber melhor como os personagens poderiam atuar frente aos acontecimentos do enredo.

O segundo roteiro produzido pode ser visto a seguir:

SEGUNDO ROTEIRO

 

EXT. DIA. GRAMINHA DA MÚSICA

ROGER caminha da esquerda para a direita em passos calmos. Ao fundo, som de instrumentos sendo afinados. Roger encontra OTTO, alheio, balançando de um lado para o outro, olhando para cima. Roger, curioso, para e presta atenção em Otto. Músicos começam a ensaiar (OFF). Otto atira o braço direito para cima, apontando para o céu:

OTTO
Olha, o eclipse já vai começar!

Roger inclina a cabeça para trás assustado, alerta (conselho distante, num rompante espontâneo) e diz:

ROGER
Ei, não olhe direto pro Sol

 Música crescendo. Otto Fica boquiaberto:

OTTO
Começou

Os olhos de Otto começam a sangrar. Roger fica espantado (cuidadoso) 

ROGER

Não, são seus olhos que…

Frase é interrompida pelo barulho de chamas, quando os olhos de Otto pegam fogo instantaneamente num “fuuuuul”. Música fica intensa. Otto emocionado e levemente empolgado: 

OTTO

Agora o Sol voltou com tudo.

Enquanto isso, Roger desloca a cabeça para trás, sorriso negativo se forma. Otto contempla o Sol com um sorriso sutil e emocionado. Roger dá de ombros, foge com um passo longo para longe de Otto, continua se afastando com passos apressadinhos. 

 

O processo de interpretação e construção de personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos na narrativa do filme em comparação ao que fora apresentado na tira original. Se ignorarmos os pormenores da atuação descrita para os personagens e nos concentrarmos apenas nos acontecimentos narrados, ainda assim podemos ver substanciais adições criativas.

Para melhor apontar quais acontecimentos foram inseridos pela participante, criou-se uma tabela com indicações sobre os acontecimentos e suas relações com o que havia sido previamente apresentado na tira.

A seguir temos a Tabela 2, que mostra a descrição dos acontecimentos da estória narrada no projeto da obra audiovisual e as indicações de como cada acontecimento descrito é representado na tira: (A) como ausente, ou seja, esse acontecimento não é mencionado na narrativa da tira; (R) como representado, ou seja, o acontecimento é apresentado explicitamente na narrativa da tira; e (I) como implícito, ou seja, o acontecimento pode ser inferido pelo leitor.

Tabela 2 - Descrição dos acontecimentos do filme e sua relação com o que foi apresentado originalmente pela tira original.

Acontecimentos da estória narrados na obra audiovisual

Tira original

1

Roger caminha da esquerda para a direita em passos calmos.

A

2

Roger encontra Otto.

I

3

Otto está alheio, balançando-se de um lado para o outro, olhando para cima.

A

4

Roger, curioso, para de andar e presta atenção em Otto.

A

5

Otto estica o braço direito para cima apontando para o céu

R

6

Roger inclina a cabeça para trás assustado

A

7

Otto diz que o eclipse já vai começar

R

8

Roger, assustado, alerta Otto para não olhar diretamente para o Sol.

R

9

Volta do braço do Otto próximo ao corpo

I

10

Otto fica boquiaberto

I

11

Otto informa que o eclipse já começou

R

12

Otto com os olhos sangrando

R

13

Roger fica espantado e tenta dizer que são os olhos de Otto que estão feridos

R

14

A fala de Roger é interrompida pelo barulho de chamas dos olhos do Otto.

A

15

Olhos de Otto estão em chamas.

R

16

Otto diz que o sol voltou com tudo

R

17

Roger desloca a cabeça para trás e fica com expressão assustada.

R

18

Otto contempla o sol com um sorriso sutil e emocionado.

A

19

Roger dá de ombros.

A

20

Roger foge com um passo longo para a direita, passando por trás de Otto.

A

21

Roger continua se afastando para a direita com passos apressados.

A

Ao observar a tabela, há 21 acontecimentos: nove representados na tira, nove ausentes e três implícitos na leitura da obra original. É preciso salientar que alguns acontecimentos são representados simultaneamente na tira original. Assim, a ordem em que esses acontecimentos aparecem foi decisão da participante.

A tabela indica que a participante criou vários acontecimentos para a narrativa do projeto de filme animado, alguns com o intuito de explicar de onde os personagens vieram e como se deu o início da relação entre eles. Esses acontecimentos possibilitaram um maior desenvolvimento dos personagens em função de sua caracterização e o desdobramento de suas motivações.

Ao analisarmos as ações desenvolvidas pelos personagens, é possível perceber que o personagem Roger adquiriu características diferentes na construção do roteiro, evidenciado por sua atitude ao fim do filme, o que revela certo grau de apatia, que não fora inicialmente apontado na descrição dos personagens.

ETAPA 3 - STORYBOARD

Na etapa de Storyboard, o professor instruiu a participante a utilizar a tira original como base, visando manter a semelhança com o material original e evitar que as possíveis limitações em desenho se tornassem obstáculos desnecessários para o desenvolvimento da atividade, que era eminentemente de construção narrativa.

O Storyboard foi criado com base nos acontecimentos descritos no roteiro, e buscou representar as principais ações descritas nele. Alguns acontecimentos, a exemplo da tira original, foram representados simultaneamente, o que exigiu uma separação posterior na etapa de animático. As três páginas do Storyboard podem ser vistas a seguir:

Figura 2 - Primeira página do storyboard do filme Eclipse. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4.


Figura 3 - Segunda página do storyboard do filme Eclipse. Nela estão presentes os painéis 5, 6, 7 e 8.


Figura 4 -Terceira página do storyboard do filme Eclipse. Nela estão presentes os painéis 9, 10 e 11.


ETAPA 4 – ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM

Nessa etapa, a participante encenou as ações dos personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O tempo foi convertido em uma relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso foi elaborado o animático.

No processo de encenação, o professor realizou as anotações sobre a cronometragem para que a participante pudesse encenar os dois personagens do filme. O processo se deu da seguinte forma: os acontecimentos foram consultados no roteiro e Storyboard, e a participante encenou um dos personagens por vez, seguindo a ordem de acontecimentos apontada pelo filme. Sempre que a participante ou o professor julgaram necessário, a encenação de determinado acontecimento foi refeita. Nesta etapa, foi observado um maior envolvimento da participante com a atividade, que adotou uma postura mais criteriosa sobre quais encenações eram mais e menos apropriadas para as ações.

ETAPA 5 – ANIMÁTICO

O animático foi construído por meio das anotações da Etapa 4 com a utilização dos quadros criados para o Storyboard. A participante promoveu algumas alterações nos tempos de determinadas ações que julgou necessitarem de ajustes para uma melhor visualização.

A primeira versão do animático ficou pronta em 25/2/2019 (semana de regresso das férias de fim de ano) e foi desenvolvida até 25/3/2019. Durante esse período de um mês (quatro encontros) de desenvolvimento do animático, a participante, além de ter aprendido a operar o programa Toonboom, redesenhou o Storyboard no software e desenvolveu uma parte da etapa seguinte, referente à criação de poses-chave.  O animático só foi realmente finalizado quando as ações que foram representadas simultaneamente no Storyboard foram devidamente separadas em ações diferentes.

Importante salientar que as atividades desenvolvidas no programa Toonboom foram realizadas com a utilização de mesa digitalizadora fornecida pelo Centro de Estudos em Design de Imagem ou pelo professor. A participante em questão não possuía experiência na utilização de mesa digitalizadora, por isso houve necessidade de instruções do professor e tempo para adaptação com a ferramenta.

Algumas funções básicas do software Toonboom foram apresentadas à participante, a saber: o funcionamento do pincel e borracha, a criação e organização de camadas de animação, criação e ajuste de camadas de câmera, funcionamento da timeline e dispositivos de pré-visualização da cena e funcionamento de Onion Skin.

ETAPA 6 - ANIMAÇÃO

Alguns procedimentos de organização do trabalho de animação foram estimulados pelo professor, como a separação em camadas diferentes para cada parte do corpo dos personagens que se movesse de maneira autônoma. Foi requisitado que a participante avaliasse quais momentos do filme necessitavam de animação, e que fossem percebidos quais tipos de animação se faziam necessários.

Após essa avaliação inicial, a participante decidiu animar as ações em ordem de acontecimento. Assim, a primeira ação desenvolvida foi a caminhada inicial do personagem Roger, primeiro acontecimento descrito na Tabela 2.

A escolha dessa ação foi oportuna para o professor introduzir os conceitos de quadro-chave e pose de passagem dentro do contexto de criação de um ciclo de caminhada. Como estratégia de investigação sobre esse tipo de movimento, o professor realizou encenações de ciclos de caminhada, por meio dos quais apresentou as posições do corpo que seriam consideradas extremos dessa ação e posições que poderiam ser consideradas poses de passagem. O professor também apresentou como a alteração da forma de uma pose de passagem pode alterar a característica do movimento, conceituando a pose de passagem como espaço para criação de personalidade do movimento. Essa exemplificação teve como referência principal o que foi apresentado por Williams (2016), sem, no entanto, ter recorrido à apresentação das imagens visuais do livro.

O professor orientou a participante a realizar encenações por conta própria como forma de investigar quais poses seriam mais apropriadas para o personagem e suas motivações em questão. A participante foi orientada a sempre simular as características e motivações construídas para os personagens, e nunca realizar os movimentos sem esse lastro com o desenvolvimento dos atuantes da narrativa.

Após essas primeiras encenações, com intuito compreender as características do movimento de caminhada do personagem Roger, a participante produziu uma sequência de poses expostas na Figura 5.

Figura 5Captura de tela de excerto da composição ao longo de 20 quadros do arquivo do programa Toonboom de 15/4/2019.


Observa-se, na Figura 5, o movimento das pernas executando o passo de uma caminhada do personagem. Esse passo se apresenta com características particulares, demorando mais para a perna se levantar do que para descer, sendo que a subida da perna demora oito quadros para subir, e a descida ocorre quatro quadros. Isso pode indicar que a participante percebeu essa característica do movimento durante a encenação.

Verifica-se que a participante criou uma linha horizontal e esboços de cabeças (círculos) como medida de pré-visualização e orientação sobre o posicionamento da cabeça ao longo do movimento, sendo este outro indício da percepção de uma variação na altura da cabeça ao longo de sua encenação.

Identifica-se que os personagens estão desenhados em preto, enquanto existem esboços em rosa claro ao fundo, em que a anatomia do personagem está alterada. Como a anatomia do personagem está mais consistente e coerente no esboço do que no desenho em preto, infere-se que a participante tentou, inicialmente, criar a animação da caminhada por meio de um movimento de sobe e desce do personagem. Em seguida foi orientada a criar as pernas para compreender melhor a dinâmica do movimento e do corpo.

Na ação da Figura 5, observa-se o uso da noção das trajetórias em arcos, que a participante pode ter percebido pela encenação e com reforço pela explicação do professor. A participante, no entanto, abandonou o trabalho com o ciclo de caminhada e resolveu se dedicar a outra ação do projeto de animação.

A ação escolhida para continuação do trabalho, representada no arquivo do dia 15/4/2019, foi o acontecimento número seis da Tabela 2, descrito como “Roger inclina a cabeça para trás assustado”. Como de praxe, a participante foi orientada a encenar a ação a fim de compreender suas características. Ao realizar o procedimento, a participante percebeu que a cabeça realiza a ação em forma de um arco, o que foi transformado em um desenho de trajetória do movimento.

Figura 6Captura de tela do projeto do Toonboom do dia 15/4/2019.


Em repetições do procedimento de encenação, com atenção voltada para as características do movimento, a participante aparentou ter percebido o relacionamento entre a aceleração e desaceleração presente na ação e, posteriormente, na evolução da relação de posicionamento entre tronco e cabeça, que culminou no desenho das poses de ruptura (breakdowns) e elaboração do gráfico de espaçamento, como pode ser observado na Figura 7.

Figura 7 – Captura de tela do projeto de excerto da composição do arquivo do programa Toonboom do dia 15/4/2019.


Na Figura 6, também é possível ver um esboço de trajetória desenhado em cor amarela. Essa trajetória possui indicações de posicionamento e diz respeito ao movimento de braço apontando para o sol do personagem Otto (nº 5 da Tabela 2). Nesse momento da produção, esse acontecimento estava apenas marcado em suas posições-chave, mas já possuía um gráfico de espaçamento. Isso indica que a participante já compreendia a variação de velocidade que gostaria de imprimir ao movimento, mesmo sem ter pensado ainda nas poses que iria compô-lo.

No arquivo do Toonboom do dia 22/4/2019, a participante desenvolveu a ação do acontecimento nº 5 da Tabela 2. Isso se deu por meio da criação de esboços do braço acompanhando a trajetória previamente criada para o movimento desse membro. A participante aparentou ter problemas em relação à criação dos desenhos, especialmente sobre a estrutura anatômica do personagem. Isso pode ser percebido por um comentário escrito à mão indicando que uma pose específica deveria ser refeita.

Uma das dúvidas apresentada pela participante foi sobre qual parte do corpo do personagem deveria acompanhar o esboço da trajetória, se seria o braço, o antebraço ou a mão.  A participante também produziu um gráfico de espaçamento vertical representando a mesma trajetória, indicando sua habilidade para criar um gráfico de espaçamento sem dificuldades.

No dia 6/5/2019, a participante continuou o desenvolvimento do movimento nº 5 da Tabela 2. Observa-se que a participante criou todas as poses da ação e adicionou uma dupla de quadros a mais, indicando que a mão do personagem que apontava estava em atraso em relação ao corpo. Essa alteração no planejamento não está descrita no gráfico de espaçamento, o que indica que foi uma adição posterior à criação das poses, refeltindo uma orientação do professor acerca do princípio da animação de ações sobrepostas e contínuas.

Nesse dia, a participante abordou também o acontecimento nº 20, no qual Roger dá um passo longo para a direita, passando por trás do Otto. Foram realizados alguns esboços dessa ação, baseados na percepção da prática de encenação. Um quadro de antecipação do movimento foi feito em função dessas percepções. Aparentemente, a participante não percebeu que os movimentos formavam um arco, sendo que a participante produziu um esboço de trajetória que não fazia uso desse conceito, como pode ser visto na Figura 8.

Figura 8Captura de tela do arquivo de Toonboom do dia 6 de maio.


Quanto ao arquivo do Toonboom do dia 20/5/2019, nessa semana houve o início de desenvolvimento da animação do acontecimento nº 9, referente à volta do braço do Otto próximo ao corpo após ter apontado para o Sol. Foram desenvolvidas encenações dessa ação, e como consequência, foi criado um gráfico de espaçamento. A participante deixou um lembrete escrito em um dos quadros da animação apontando para a necessidade de criação de acomodação do movimento.

Na semana em questão, houve também o início de animação do acontecimento nº 12, em que os olhos do Otto começam a chorar sangue. Os quadros dessa animação foram produzidos em animação direta.

O relatório do dia 27/5/2019 aponta que a participante trabalhou na criação de um movimento de lágrimas de sangue. Para tanto, a participante recorreu à observação de vídeos e contou com a encenação de um “choro” do professor, para que ela observasse como a ação evolui. Os esboços de criação das lágrimas de sangue foram feitos em processo de animação direta, que posteriormente foi temporizada e passou a necessitar da criação de mais quadros entre cada pose esboçada.

Quanto ao arquivo do Toonboom do dia 5/8/2019, os movimentos nº 5 e nº 6 tiveram modificações em seus tempos. Com essa alteração, o movimento nº 6 parece uma consequência do movimento nº 5, como se Roger estivesse se desviando do movimento brusco realizado pelo braço de Otto. A expressão facial do personagem Roger também foi modificada durante o movimento nº 6, sendo que seus olhos foram fechados, passando ainda mais a impressão de que Roger está se esquivando.

Para refletir sobre a adaptação dos movimentos nº 5 e nº 6, o relatório do mesmo dia aponta que foi reapresentado o princípio da atuação, que diz respeito à noção de que pensamentos tendem a levar a conclusões, enquanto emoções conduzem a ações. Assim, foi utilizado o processo de encenação como meio de estudo de poses. Foram criadas poses de ruptura (breakdowns) e intermediárias.

No dia 5/8/2019 houve um desenvolvimento do movimento das lágrimas de sangue.

No arquivo do dia 13/8/2019, foi iniciada a animação de um novo movimento que divide em dois o acontecimento nº 8, em que Roger, assustado, comenta para que Otto não olhe diretamente para o Sol. Segundo o diário do professor referente ao mesmo dia, a participante, levando em consideração o princípio da atuação de que pensamentos tendem a levar a conclusões, e emoções tendem a levar a ações, criou uma ação que indica que Roger escutou que Otto falou e balançou a cabeça surpreso, como se estivesse reagindo emocionalmente ao que acabara de ouvir. O movimento foi criado por meio de processo de encenação, como apresentado na Figura 9.

O arquivo Toonboom do dia 27/8/2019 mostra que a participante criou as poses intermediárias do novo movimento descrito no parágrafo acima (Figura 9), e desenvolveu ainda mais os movimentos das lágrimas de sangue.

Figura 9Captura de tela de excerto da composição do arquivo do programa Toonboom do dia 27/8/2019.



Entre os dias 29/8/2019 e 26/9/2019, ocorreram apenas dois encontros, nos quais foram desenvolvidas as animações das falas nos balões e adição da cadência de aparecimento das falas, sugerindo o tempo em que cada palavra foi pronunciada. Essa animação ajudou a estabelecer o timing das falas e reações dos personagens, além de ter possibilitado o início do trabalho com as bocas dos personagens.

A metodologia de criação das bocas no projeto não foi baseada em sincronia labial, pois o áudio ao final do filme não é português. No entanto, a forma das bocas se baseou na aparência de bocas falando português. Essas bocas foram desenhadas à parte em um gabarito e escolhidas por meio de processo de encenação.

Entre os dias 17/10/2019 e 14/11/2019 ocorreram apenas três encontros, nos quais o timing das ações do filme foram ajustados com as falas e novas bocas foram adicionadas. O processo de produção do filme foi interrompido pelo recesso de fim de ano e pela pandemia da Covid-19, que impossibilitou o retorno das atividades no ano de 2020. 



[1] Um eclipse total do sol havia ocorrido em 21 de agosto de 2017. Fonte: https://www.iae.cta.br/index.php/observ-noticias/442-as-melhores-imagens-do-grande-eclipse-de-2017 - acesso em 04 de janeiro de 2021.