TIRA ECLIPSE - RELATÓRIO DE PRODUÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM
Este post é parte dos resultados do
Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em
parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de
ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o
ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em
quadrinhos para animação.
O relatório a seguir foi produzido pelo
referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela
instituição de ensino.
Acreditamos que a divulgação desse
relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de
animação.
___________
A periodicidade dos encontros para o
desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por
encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade da
participante e do professor.
O processo de produção descrito a
seguir baseia-se nas lembranças do professor, nas anotações em forma de
relatórios, nas anotações sobre desenvolvimento de personagens, roteiro e Storyboard do
filme feito pela participante e arquivos do Toonboom (programa
de animação utilizado ao longo da produção).
Os arquivos do Toonboom, 17
ao total, foram devidamente datados: 25/2/2019, 11/3/2019, 19/3/2019,
25/3/2019, 15/4/2019, 22/4/2019, 6/5/2019, 20/5/2019, 27/5/2019, 5/8/2019,
13/8/2019, 18/8/2019, 27/8/2019, 29/8/2019, 26/9/2019, 17/10/2019, 24/10/2019.
O professor produziu cinco relatórios
sobre o desenvolvimento da participante, todos devidamente datados, a saber:
23/5/2019, 6/8/2019, 8/8/2019 e 12/09/2019.
Ao longo da descrição da etapa de
animação, procurou-se relatar os acontecimentos relacionados a esses dias
específicos. Contudo, considera-se a possibilidade de que alguns encontros
tenham ficado sem registro. Ocorreram hiatos durante a
produção referentes a período de férias, feriados e problemas pessoais dos
envolvidos. O Projeto de Extensão era gratuito e voluntário, portanto, não
havia qualquer pretensão de estabelecer obrigatoriedade de presença.
Nessa época, o professor começou a
adotar como estratégia didática a apresentação de todos os conceitos e etapas
trabalhados ao longo do projeto durante os primeiros dias de dedicação da
participante. Um procedimento semelhante se repetiu a cada nova etapa, sendo
que as subetapas foram apresentadas a cada início de etapa.
O trabalho se iniciou no dia 22/10/2018,
com a etapa de CURADORIA. A própria participante escolheu algumas tiras do
artista Ricardo Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes
animados interessantes.
CURADORIA: A tira escolhida foi Eclipse,
publicada originalmente em 29/8/2017. A tira faz um comentário sobre um assunto
que era contemporâneo[1].
ANÁLISE DA TIRA ORIGINAL:
DESCRIÇÃO DA TIRA: A tira original
(Figura 1) possui três quadros, nos quais dois personagens interagem. No
primeiro quadro, o personagem que está posicionado à direita está apontando
para o céu e exclamando: “Olha, o eclipse já vai começar!”. Enquanto o outro
personagem, posicionado à esquerda, comenta: “Ei, não olhe direto pro sol”. No
segundo quadro, o personagem à direita está com os olhos sangrando e diz:
“Começou!”. O personagem à esquerda comenta: “não, são seus olhos que...”. O
terceiro quadro mostra o personagem à esquerda com os olhos literalmente em
chamas dizendo: “Agora o sol voltou com tudo”, e o personagem à direita com
expressão estarrecida.
PERSONAGENS: Ao observar a tira,
podemos perceber dois personagens, um posicionado à esquerda e outro à direita.
O personagem posicionado à esquerda é formado visualmente por cabeça e tronco,
possui três fios de cabelo e aparenta ser menor e mais magro que o outro
personagem. Ao longo da tira, ele aparenta se importar com o outro personagem,
mas demonstra certa apatia frente ao absurdo apresentado no terceiro quadro.
O personagem posicionado à direita
possui uma constituição semelhante, no entanto é maior, mais corpulento. Ao
longo da tira, o personagem se mostra deslumbrado e bobo, aparenta não
conseguir discernir o que lhe faz mal.
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ESTÓRIA-BASE: O personagem que está
posicionado à direita olha fixamente para o sol. Ele aponta na direção do sol e
comenta animadamente que o eclipse irá começar. O personagem à esquerda aponta
que ele não deve olhar fixamente para o sol. O personagem à direita começa a sangrar
pelos olhos e exclama que o eclipse começou. O personagem à esquerda comenta
que não é o caso, que são os olhos do outro personagem que estão feridos. Os
olhos do personagem à direita entram em combustão. O personagem à direita
afirma que o sol reapareceu com força total, não percebendo que seus próprios
olhos estão em chamas. O personagem à esquerda olha estarrecido para o que vê.
ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS
1.1. DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:
Após breve análise da tira, a
participante criou a caracterização dos personagens, que foram nomeados como
Roger e Otto, o primeiro correspondente ao personagem que estava posicionado à
esquerda, e o segundo ao personagem à direita.
Roger: Calmo, tranquilo, atencioso,
curioso, preocupado, pontual e se importa com os outros.
Otto: Curioso, ansioso, apressado,
otimista, doidão, drogado e alheio.
ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO ROTEIRO
Após o término da etapa de
desenvolvimento dos personagens, a participante foi informada de que iria
iniciar a produção do roteiro no encontro seguinte. Devido a um problema de
comunicação, a participante compreendeu que deveria possuir o roteiro pronto
para o referido encontro. Como resultado desse desencontro de informações, a
participante produziu um roteiro sem a orientação do professor.
PRIMEIRO ROTEIRO
O roteiro produzido nesse primeiro
momento foi em forma de tabela em três colunas: descrição da atuação e falas do
personagem Roger; descrição da atuação e falas do personagem Otto; indicações
de inserções musicais e sonoras (Tabela 1).
Tabela 1 – Primeiro roteiro da tira Eclipse.
|
Roger |
Otto |
Música |
|
Caminha da esquerda para a direita (2 passos) |
Afinando instrumentos |
|
|
Caminha da esquerda para a direita (2 passos) |
Surge no canto esquerdo, balançando de um lado
para outro, bem alheio |
Afinando instrumentos |
|
Curioso, para e presta atenção em Otto |
||
|
Caminha da esquerda para a direita (1 passo) |
Começa suave e baixo |
|
|
Olha pra baixo (mãos) e pisca |
||
|
Olha para cima pensativo, como se tivesse escutado
um barulho |
||
|
Inclina a cabeça para trás, assustado de leve,
espantado |
Atira o braço direito para cima apontando para o céu: “Olha, o eclipse já vai começar” (animado
ou vagarosamente????) |
Crescendo |
|
“Ei, não olhe direto pro Sol” conselho distante
num rompante. |
||
|
Fica boquiaberto: “Começou” |
||
|
Espantado, cuidadoso: “Não, são seus olhos
que...” |
Olhos sangram |
|
|
Olhos pegam fogo instantaneamente (fuuuuul) |
Intensa |
|
|
“Agora o Sol voltou com tudo” emocionado |
||
|
Desloca a cabeça para trás, sorriso negativo se
forma |
Sorriso sutil, contemplação |
|
|
Indo embora com passinhos apresados |
Durante o encontro e uma avaliação prévia do roteiro
produzido a participante foi instruída a adaptar esse roteiro para o formato
padrão de roteiro cinematográfico, ao qual poderia descrever as cenas
produzidas e garantir um fluxo de leitura mais fluido.
O professor fez algumas indagações acerca das motivações dos
personagens e provocou a participante a desenvolver a atuação dos personagens
tendo como base a etapa anterior. Foi sugerido pelo professor que a participante
realizasse encenações a fim de perceber melhor como os personagens poderiam atuar
frente aos acontecimentos do enredo.
O segundo roteiro produzido pode ser visto a seguir:
SEGUNDO ROTEIRO
EXT. DIA. GRAMINHA DA MÚSICA
ROGER caminha da esquerda para a
direita em passos calmos. Ao fundo, som de instrumentos sendo afinados. Roger
encontra OTTO, alheio, balançando de um lado para o outro, olhando para cima.
Roger, curioso, para e presta atenção em Otto. Músicos começam a ensaiar (OFF).
Otto atira o braço direito para cima, apontando para o céu:
OTTO
Olha, o eclipse já vai começar!
Roger inclina a cabeça para trás
assustado, alerta (conselho distante, num rompante espontâneo) e diz:
ROGER
Ei, não olhe direto pro Sol
Música crescendo. Otto Fica
boquiaberto:
OTTO
Começou
Os olhos de Otto começam a sangrar.
Roger fica espantado (cuidadoso)
ROGER
Não, são seus olhos que…
Frase é interrompida pelo barulho de
chamas, quando os olhos de Otto pegam fogo instantaneamente num “fuuuuul”.
Música fica intensa. Otto emocionado e levemente empolgado:
OTTO
Agora o Sol voltou com tudo.
Enquanto isso, Roger desloca a cabeça para
trás, sorriso negativo se forma. Otto contempla o Sol com um sorriso sutil e
emocionado. Roger dá de ombros, foge com um passo longo para longe de Otto,
continua se afastando com passos apressadinhos.
O processo de interpretação e
construção de personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos
na narrativa do filme em comparação ao que fora apresentado na tira original.
Se ignorarmos os pormenores da atuação descrita para os personagens e nos
concentrarmos apenas nos acontecimentos narrados, ainda assim podemos ver
substanciais adições criativas.
Para melhor apontar quais
acontecimentos foram inseridos pela participante, criou-se uma tabela com
indicações sobre os acontecimentos e suas relações com o que havia sido
previamente apresentado na tira.
A seguir temos a Tabela 2, que
mostra a descrição dos acontecimentos da estória narrada no projeto da obra
audiovisual e as indicações de como cada acontecimento descrito é representado
na tira: (A) como ausente, ou seja, esse acontecimento não é mencionado na
narrativa da tira; (R) como representado, ou seja, o acontecimento é
apresentado explicitamente na narrativa da tira; e (I) como implícito, ou seja,
o acontecimento pode ser inferido pelo leitor.
Tabela
2 - Descrição dos acontecimentos do
filme e sua relação com o que foi apresentado originalmente pela tira original.
|
Nº |
Acontecimentos da
estória narrados na obra audiovisual |
Tira original |
|
1 |
Roger caminha da esquerda para a direita em
passos calmos. |
A |
|
2 |
Roger encontra Otto. |
I |
|
3 |
Otto está alheio, balançando-se de um lado para o
outro, olhando para cima. |
A |
|
4 |
Roger, curioso, para de andar e presta atenção em
Otto. |
A |
|
5 |
Otto estica o braço direito para cima apontando
para o céu |
R |
|
6 |
Roger inclina a cabeça para trás assustado |
A |
|
7 |
Otto diz que o eclipse já vai começar |
R |
|
8 |
Roger, assustado, alerta Otto para não olhar
diretamente para o Sol. |
R |
|
9 |
Volta do braço do Otto próximo ao corpo |
I |
|
10 |
Otto fica boquiaberto |
I |
|
11 |
Otto informa que o eclipse já começou |
R |
|
12 |
Otto com os olhos sangrando |
R |
|
13 |
Roger fica espantado e tenta dizer que são os
olhos de Otto que estão feridos |
R |
|
14 |
A fala de Roger é interrompida pelo barulho de
chamas dos olhos do Otto. |
A |
|
15 |
Olhos de Otto estão em chamas. |
R |
|
16 |
Otto diz que o sol voltou com tudo |
R |
|
17 |
Roger desloca a cabeça para trás e fica com
expressão assustada. |
R |
|
18 |
Otto contempla o sol com um sorriso sutil e
emocionado. |
A |
|
19 |
Roger dá de ombros. |
A |
|
20 |
Roger foge com um passo longo para a direita,
passando por trás de Otto. |
A |
|
21 |
Roger continua se afastando para a direita com
passos apressados. |
A |
Ao observar a tabela, há 21
acontecimentos: nove representados na tira, nove ausentes e três implícitos na
leitura da obra original. É preciso salientar que alguns acontecimentos são representados
simultaneamente na tira original. Assim, a ordem em que esses acontecimentos
aparecem foi decisão da participante.
A tabela indica que a participante
criou vários acontecimentos para a narrativa do projeto de filme animado,
alguns com o intuito de explicar de onde os personagens vieram e como se deu o
início da relação entre eles. Esses acontecimentos possibilitaram um maior
desenvolvimento dos personagens em função de sua caracterização e o
desdobramento de suas motivações.
Ao analisarmos as ações desenvolvidas
pelos personagens, é possível perceber que o personagem Roger adquiriu
características diferentes na construção do roteiro, evidenciado por sua
atitude ao fim do filme, o que revela certo grau de apatia, que não fora
inicialmente apontado na descrição dos personagens.
ETAPA 3 - STORYBOARD
Na etapa de Storyboard, o
professor instruiu a participante a utilizar a tira original como base, visando
manter a semelhança com o material original e evitar que as possíveis
limitações em desenho se tornassem obstáculos desnecessários para o
desenvolvimento da atividade, que era eminentemente de construção narrativa.
O Storyboard foi criado com base nos acontecimentos descritos no roteiro, e
buscou representar as principais ações descritas nele. Alguns acontecimentos, a
exemplo da tira original, foram representados simultaneamente, o que exigiu uma
separação posterior na etapa de animático. As três páginas do Storyboard
podem ser vistas a seguir:
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Figura 2 - Primeira página do storyboard
do filme Eclipse. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4. |
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Figura 3 - Segunda
página do storyboard do filme Eclipse. Nela estão presentes os
painéis 5, 6, 7 e 8. |
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Figura 4 -Terceira
página do storyboard do filme Eclipse. Nela estão presentes os painéis 9, 10 e
11. |
ETAPA 4 – ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM
Nessa etapa, a participante encenou as
ações dos personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O
tempo foi convertido em uma relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso
foi elaborado o animático.
No processo de encenação, o professor
realizou as anotações sobre a cronometragem para que a participante pudesse
encenar os dois personagens do filme. O processo se deu da seguinte forma: os
acontecimentos foram consultados no roteiro e Storyboard, e a
participante encenou um dos personagens por vez, seguindo a ordem de
acontecimentos apontada pelo filme. Sempre que a participante ou o professor
julgaram necessário, a encenação de determinado acontecimento foi refeita.
Nesta etapa, foi observado um maior envolvimento da participante com a
atividade, que adotou uma postura mais criteriosa sobre quais encenações eram
mais e menos apropriadas para as ações.
ETAPA 5 – ANIMÁTICO
O animático foi
construído por meio das anotações da Etapa 4 com a utilização dos quadros
criados para o Storyboard. A participante promoveu algumas
alterações nos tempos de determinadas ações que julgou necessitarem de ajustes
para uma melhor visualização.
A primeira versão do animático ficou
pronta em 25/2/2019 (semana de regresso das férias de fim de ano) e foi
desenvolvida até 25/3/2019. Durante esse período de um mês (quatro encontros)
de desenvolvimento do animático, a participante, além de ter aprendido a operar
o programa Toonboom, redesenhou o Storyboard no software e
desenvolveu uma parte da etapa seguinte, referente à criação de poses-chave.
O animático só foi realmente finalizado quando as ações que foram representadas
simultaneamente no Storyboard foram devidamente separadas em
ações diferentes.
Importante salientar que as atividades
desenvolvidas no programa Toonboom foram realizadas com a
utilização de mesa digitalizadora fornecida pelo Centro de Estudos em Design de
Imagem ou pelo professor. A participante em questão não possuía experiência na
utilização de mesa digitalizadora, por isso houve necessidade de instruções do
professor e tempo para adaptação com a ferramenta.
Algumas funções básicas do software
Toonboom foram apresentadas à participante, a saber: o funcionamento do pincel e borracha, a criação e
organização de camadas de animação, criação e ajuste de camadas de câmera,
funcionamento da timeline e dispositivos de pré-visualização
da cena e funcionamento de Onion Skin.
ETAPA 6 - ANIMAÇÃO
Alguns procedimentos de organização do
trabalho de animação foram estimulados pelo professor, como a separação em
camadas diferentes para cada parte do corpo dos personagens que se movesse de
maneira autônoma. Foi requisitado que a participante avaliasse quais momentos
do filme necessitavam de animação, e que fossem percebidos quais tipos de
animação se faziam necessários.
Após essa avaliação inicial, a
participante decidiu animar as ações em ordem de acontecimento. Assim, a
primeira ação desenvolvida foi a caminhada inicial do personagem Roger,
primeiro acontecimento descrito na Tabela 2.
A escolha dessa ação foi oportuna para
o professor introduzir os conceitos de quadro-chave e pose de passagem dentro
do contexto de criação de um ciclo de caminhada. Como estratégia de
investigação sobre esse tipo de movimento, o professor realizou encenações de
ciclos de caminhada, por meio dos quais apresentou as posições do corpo que
seriam consideradas extremos dessa ação e posições que poderiam ser
consideradas poses de passagem. O professor também apresentou como a alteração
da forma de uma pose de passagem pode alterar a característica do movimento,
conceituando a pose de passagem como espaço para criação de personalidade do
movimento. Essa exemplificação teve como referência principal o que foi
apresentado por Williams (2016), sem, no entanto, ter recorrido à apresentação
das imagens visuais do livro.
O professor orientou a participante a
realizar encenações por conta própria como forma de investigar quais poses
seriam mais apropriadas para o personagem e suas motivações em questão. A
participante foi orientada a sempre simular as características e motivações
construídas para os personagens, e nunca realizar os movimentos sem esse lastro
com o desenvolvimento dos atuantes da narrativa.
Após essas primeiras encenações, com
intuito compreender as características do movimento de caminhada do personagem
Roger, a participante produziu uma sequência de poses expostas na Figura
5.
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Figura 5 - |
Observa-se, na Figura 5, o
movimento das pernas executando o passo de uma caminhada do personagem. Esse
passo se apresenta com características particulares, demorando mais para a
perna se levantar do que para descer, sendo que a subida da perna demora oito
quadros para subir, e a descida ocorre quatro quadros. Isso pode indicar que a
participante percebeu essa característica do movimento durante a encenação.
Verifica-se que a participante criou
uma linha horizontal e esboços de cabeças (círculos) como medida de
pré-visualização e orientação sobre o posicionamento da cabeça ao longo do
movimento, sendo este outro indício da percepção de uma variação na altura da
cabeça ao longo de sua encenação.
Identifica-se que os personagens estão
desenhados em preto, enquanto existem esboços em rosa claro ao fundo, em que a
anatomia do personagem está alterada. Como a anatomia do personagem está mais
consistente e coerente no esboço do que no desenho em preto, infere-se que a
participante tentou, inicialmente, criar a animação da caminhada por meio de um
movimento de sobe e desce do personagem. Em seguida foi orientada a criar as
pernas para compreender melhor a dinâmica do movimento e do corpo.
Na ação da Figura 5, observa-se
o uso da noção das trajetórias em arcos, que a participante pode ter percebido pela
encenação e com reforço pela explicação do professor. A participante, no
entanto, abandonou o trabalho com o ciclo de caminhada e resolveu se dedicar a
outra ação do projeto de animação.
A ação escolhida para continuação do
trabalho, representada no arquivo do dia 15/4/2019, foi o acontecimento número seis
da Tabela 2, descrito como “Roger inclina a cabeça para trás assustado”.
Como de praxe, a participante foi orientada a encenar a ação a fim de
compreender suas características. Ao realizar o procedimento, a participante percebeu
que a cabeça realiza a ação em forma de um arco, o que foi transformado em um
desenho de trajetória do movimento.
Figura 6 - Captura de tela do projeto do Toonboom do dia 15/4/2019.
Em repetições do procedimento de encenação, com atenção voltada para as características do movimento, a participante aparentou ter percebido o relacionamento entre a aceleração e desaceleração presente na ação e, posteriormente, na evolução da relação de posicionamento entre tronco e cabeça, que culminou no desenho das poses de ruptura (breakdowns) e elaboração do gráfico de espaçamento, como pode ser observado na Figura 7.
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Figura 7 – |
Na Figura 6, também é
possível ver um esboço de trajetória desenhado em cor amarela. Essa trajetória
possui indicações de posicionamento e diz respeito ao movimento de braço
apontando para o sol do personagem Otto (nº 5 da Tabela 2). Nesse momento
da produção, esse acontecimento estava apenas marcado em suas posições-chave,
mas já possuía um gráfico de espaçamento. Isso indica que a participante já
compreendia a variação de velocidade que gostaria de imprimir ao movimento,
mesmo sem ter pensado ainda nas poses que iria compô-lo.
No arquivo do Toonboom do dia
22/4/2019, a participante desenvolveu a ação do acontecimento nº 5
da Tabela 2. Isso se deu por meio da criação de esboços do braço acompanhando
a trajetória previamente criada para o movimento desse membro. A participante
aparentou ter problemas em relação à criação dos desenhos, especialmente sobre
a estrutura anatômica do personagem. Isso pode ser percebido por um comentário
escrito à mão indicando que uma pose específica deveria ser refeita.
Uma das dúvidas apresentada pela
participante foi sobre qual parte do corpo do personagem deveria acompanhar o
esboço da trajetória, se seria o braço, o antebraço ou a mão. A
participante também produziu um gráfico de espaçamento vertical representando a
mesma trajetória, indicando sua habilidade para criar um gráfico de espaçamento
sem dificuldades.
No dia 6/5/2019, a participante
continuou o desenvolvimento do movimento nº 5 da Tabela 2. Observa-se que
a participante criou todas as poses da ação e adicionou uma dupla de quadros a
mais, indicando que a mão do personagem que apontava estava em atraso em
relação ao corpo. Essa alteração no planejamento não está descrita no gráfico
de espaçamento, o que indica que foi uma adição posterior à criação das poses,
refeltindo uma orientação do professor acerca do princípio da animação de ações
sobrepostas e contínuas.
Nesse dia, a participante abordou
também o acontecimento nº 20, no qual Roger dá um passo longo para a direita,
passando por trás do Otto. Foram realizados alguns esboços dessa ação, baseados
na percepção da prática de encenação. Um quadro de antecipação do movimento foi
feito em função dessas percepções. Aparentemente, a participante não percebeu
que os movimentos formavam um arco, sendo que a participante produziu um esboço
de trajetória que não fazia uso desse conceito, como pode ser visto
na Figura 8.
Figura
8 - |
Quanto ao arquivo do Toonboom do
dia 20/5/2019, nessa semana houve o início de desenvolvimento da animação do
acontecimento nº 9, referente à volta do braço do Otto próximo ao corpo após
ter apontado para o Sol. Foram desenvolvidas encenações dessa ação, e como
consequência, foi criado um gráfico de espaçamento. A participante deixou um
lembrete escrito em um dos quadros da animação apontando para a necessidade de
criação de acomodação do movimento.
Na semana em questão, houve também o
início de animação do acontecimento nº 12, em que os olhos do Otto começam a
chorar sangue. Os quadros dessa animação foram produzidos em animação direta.
O relatório do dia 27/5/2019 aponta que
a participante trabalhou na criação de um movimento de lágrimas de sangue. Para
tanto, a participante recorreu à observação de vídeos e contou com a encenação de
um “choro” do professor, para que ela observasse como a ação evolui. Os esboços
de criação das lágrimas de sangue foram feitos em processo de animação direta,
que posteriormente foi temporizada e passou a necessitar da criação de mais
quadros entre cada pose esboçada.
Quanto ao arquivo do Toonboom do
dia 5/8/2019, os movimentos nº 5 e nº 6 tiveram modificações em seus tempos.
Com essa alteração, o movimento nº 6 parece uma consequência do movimento nº 5,
como se Roger estivesse se desviando do movimento brusco realizado pelo braço
de Otto. A expressão facial do personagem Roger também foi modificada durante o
movimento nº 6, sendo que seus olhos foram fechados, passando ainda mais a
impressão de que Roger está se esquivando.
Para refletir sobre a adaptação dos movimentos nº 5 e nº 6, o relatório do mesmo dia aponta que foi reapresentado o princípio da atuação, que diz respeito à noção de que pensamentos tendem a levar a conclusões, enquanto emoções conduzem a ações. Assim, foi utilizado o processo de encenação como meio de estudo de poses. Foram criadas poses de ruptura (breakdowns) e intermediárias.
No dia 5/8/2019 houve um
desenvolvimento do movimento das lágrimas de sangue.
No arquivo do dia 13/8/2019, foi
iniciada a animação de um novo movimento que divide em dois o acontecimento nº 8,
em que Roger, assustado, comenta para que Otto não olhe diretamente para o Sol.
Segundo o diário do professor referente ao mesmo dia, a participante, levando
em consideração o princípio da atuação de que pensamentos tendem a levar a
conclusões, e emoções tendem a levar a ações, criou uma ação que indica que
Roger escutou que Otto falou e balançou a cabeça surpreso, como se estivesse
reagindo emocionalmente ao que acabara de ouvir. O movimento foi criado por
meio de processo de encenação, como apresentado na Figura 9.
O arquivo Toonboom do dia 27/8/2019
mostra que a participante criou as poses intermediárias do novo movimento
descrito no parágrafo acima (Figura 9), e desenvolveu ainda mais os movimentos
das lágrimas de sangue.
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Figura 9 - |
Entre os dias 29/8/2019 e 26/9/2019,
ocorreram apenas dois encontros, nos quais foram desenvolvidas as animações das
falas nos balões e adição da cadência de aparecimento das falas, sugerindo o
tempo em que cada palavra foi pronunciada. Essa animação ajudou a estabelecer o
timing das falas e reações dos personagens, além de ter possibilitado o
início do trabalho com as bocas dos personagens.
A metodologia de criação das bocas no
projeto não foi baseada em sincronia labial, pois o áudio ao final do filme não
é português. No entanto, a forma das bocas se baseou na aparência de bocas
falando português. Essas bocas foram desenhadas à parte em um gabarito e
escolhidas por meio de processo de encenação.
Entre os dias 17/10/2019 e 14/11/2019 ocorreram
apenas três encontros, nos quais o timing das ações do filme foram
ajustados com as falas e novas bocas foram adicionadas. O processo de produção
do filme foi interrompido pelo recesso de fim de ano e pela pandemia da
Covid-19, que impossibilitou o retorno das atividades no ano de 2020.
[1]
Um eclipse total do sol havia ocorrido em 21 de agosto de 2017. Fonte: https://www.iae.cta.br/index.php/observ-noticias/442-as-melhores-imagens-do-grande-eclipse-de-2017
- acesso em 04 de janeiro de 2021.








