TIRA FASE RUIM - RELATÓRIO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM

Este post é parte dos resultados do Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em quadrinhos para animação. 

O relatório a seguir foi produzido pelo referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela instituição de ensino.

Acreditamos que a divulgação desse relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de animação. 

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A periodicidade dos encontros para o desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade da participante e do professor.

O processo de produção descrito a seguir baseia-se nas lembranças do professor, nas anotações em forma de diários, nas anotações sobre desenvolvimento de personagens, roteiro e Storyboard do filme feito pela participante e arquivos do Toonboom (programa de animação utilizado ao longo da produção).

Os arquivos do Toonboom, 18 ao total, foram devidamente datados: 3/4/2019, 10/4/2019, 17/4/2019, 24/4/2019, 22/5/2019, 12/6/2019, 19/6/2019, 7/8/2019, 14/8/2019, 21/8/2019, 22/8/2019, 5/9/2019, 11/9/2019, 18,9/2019, 25/9/2019, 9/10/2019, 16/10/2019, 23/10/2019.

O professor produziu quatro anotações em forma de diários sobre o desenvolvimento da participante, todos devidamente datados, a saber: 22/5/2019, 12/6/2019, 7/8/2019 e 5/9/2019.

Ao longo da descrição da etapa de animação, procurou-se relatar os acontecimentos relacionados a esses dias específicos. Contudo, considera-se a possibilidade de que alguns encontros tenham ficado sem registro. Ocorreram hiatos durante a produção referentes a período de férias, feriados e problemas pessoais dos envolvidos. O Projeto de Extensão era gratuito e voluntário, portanto, não havia qualquer pretensão de estabelecer obrigatoriedade de presença.

Durante os primeiros dias de dedicação da participante, o professor adotou como estratégia didática a apresentação de todos os conceitos e etapas trabalhados ao longo do projeto. Um procedimento semelhante se repete a cada nova etapa, sendo que os conceitos das subetapas foram apresentados a cada início de etapa.

O trabalho se iniciou dia 13 de março de 2019, com a etapa de CURADORIA. A própria participante escolheu algumas tiras do artista Ricardo Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes animados interessantes.

CURADORIA: A tira escolhida foi Fase Ruim, publicada originalmente em 27 de novembro de 2017.

ANÁLISE DA TIRA ORIGINAL:

DESCRIÇÃO DA TIRA: A tira original (Figura 1) possui dois quadros, ambos sem requadros, nos quais podemos ver a interação entre dois personagens. No primeiro quadro, vemos um personagem humanoide de cor rosa, com o braço esquerdo em posição interrogativa e perguntando “O que houve?” para um personagem de cor amarela, que está com o braço direito e a perna esquerda engessados, apoiado em uma muleta com o braço esquerdo e com um tapa-olho. Ainda no primeiro quadro, o personagem amarelo lamenta “Tô no meu inferno astral...”. No segundo quadro, o personagem rosa está com uma expressão corporal explicativa e falando “Ah, não existe essa de inf...”, um pássaro está sobrevoando a cabeça do personagem amarelo e defecando em sua cabeça. O personagem amarelo está com expressão desiludida.

Figura 1 - Tira Fase Ruim, de Ricardo Tokumoto

ESTÓRIA-BASE: Personagem Rosa encontra o personagem Amarelo. Rosa se surpreende e pergunta o que aconteceu para Amarelo, que lhe diz que está vivendo seu inferno astral. Rosa discorda do que amarelo falou. Tenta argumentar que inferno astral não existe, mas é interrompido por um pássaro azul que chega voando acima do personagem amarelo e defeca em sua cabeça.

ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS

1.1. DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:

Com base na aparência e nas atitudes dos personagens na obra original, a participante criou a caracterização dos personagens Matheus e Lucas, sendo o primeiro correspondente ao personagem de cor rosa, e o segundo de cor amarela. As características atribuídas aos personagens estão listadas a seguir:

Matheus: alegre, educado, não acredita em sorte ou inferno astral, prestativo.

Lucas: Triste, melancólico, “para baixo”, baixa autoestima e desengonçado. Por conta dos ferimentos e da muleta, possui dificuldade de locomoção.

ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO ROTEIRO

Após o término da etapa de desenvolvimento dos personagens, a participante foi instruída, pelo professor, sobre o formato e as premissas de um roteiro. O professor apontou a necessidade de se estabelecer a estória imediatamente pregressa aos acontecimentos do filme a fim de garantir que ela estivesse ciente das motivações de cada personagem. Algumas perguntas foram utilizadas para instigar essa criação de estória pregressa: o que eles estavam fazendo antes? Eles marcaram de se encontrar? O encontro foi um acidente? Eles se conhecem? O que estavam indo fazer antes de se encontrarem?

Essas perguntas se relacionam com os princípios da atuação de Hooks (2003).

O roteiro escrito pode ser lido a seguir:

EXT. DIA. TELA BRANCA

MATHEUS caminha da esquerda para a direita alegremente. Assusta-se e para de andar ao ver Lucas (off screen). LUCAS entra na composição andando com dificuldade da direita para a esquerda, ele para perto de Matheus.

MATHEUS
(preocupadamente)
O que houve?

LUCAS
(lamentando-se)
Estou no meu inferno astral...

Matheus assume uma expressão debochada e diz:

MATHEUS
Ah, não existe essa de inf...

Um passarinho azul aproxima-se da direita para a esquerda, sai do enquadramento, volta da esquerda para a direita e defeca na cabeça de Lucas.

Matheus fica surpreso e coloca as duas mãos na boca perplexo. Lucas começa a chorar.

O processo de interpretação e construção de personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos na narrativa do filme em comparação ao que fora apresentado na tira. Se ignorarmos os pormenores da atuação descrita para os personagens e nos concentrarmos apenas nos acontecimentos narrados, ainda assim podemos ver substanciais adições criativas.

Para melhor apontar quais acontecimentos foram inseridos pela participante, foi criada uma tabela com indicações sobre os acontecimentos e suas relações com o que havia sido previamente apresentado na tira.

Na tabela 1 constam a descrição dos acontecimentos da estória narrada no projeto da obra audiovisual e as indicações de como cada acontecimento descrito é representado na tira em quadrinhos: (A) como ausente, ou seja, esse acontecimento não é mencionado na narrativa da tira; (R) como representado, ou seja, o acontecimento é apresentado explicitamente na narrativa da tira e (I) como implícito, ou seja, o acontecimento pode ser inferido pelo leitor.

Tabela 1Descrição dos acontecimentos do filme e sua relação com o que foi apresentado pela tira original.

Acontecimentos da estória narrados na obra audiovisual

Tira original

1

Matheus caminha da esquerda para a direita alegremente

A

2

Assusta-se e para de andar ao ver Lucas

A

3

Lucas entra na composição andando com dificuldade da direita para a esquerda e para perto de Matheus

A

4

Matheus realiza um movimento com braço, fica com a palma da mão para cima em sinal de questionamento

I

5

Matheus pergunta para Lucas o que houve

R

6

Lucas responde de forma lamentosa que está em seu inferno astral

R

7

Matheus assume expressão debochada

I

8

Matheus diz que “não existe essa de...”

R

9

Um passarinho azul aproxima-se da direita para a esquerda e sai de cena

A

10

O passarinho aproxima-se da esquerda para a direita

I

11

Passarinho defeca na cabeça de Lucas

R

12

Matheus fica surpreso

I

13

Matheus coloca as mãos na boca perplexo

A

14

Lucas começa a chorar

A

Ao observar a tabela, há 13 acontecimentos: três deles são representados, seis ausentes e quatro implícitos na leitura da obra original. É preciso salientar que alguns acontecimentos são representados simultaneamente na tira original. Assim, a ordem em que esses acontecimentos aparecem foi decisão da participante.

A tabela indica que a participante criou para a narrativa do projeto de filme animado vários acontecimentos, alguns com o intuito de explicar de onde os personagens vieram e como se deu o início da relação entre eles. Esses acontecimentos possibilitaram um maior desenvolvimento dos personagens, pois foram desenvolvidos em função de sua caracterização e o desdobramento de suas motivações.

Algumas ações planejadas no roteiro foram alteradas ou excluídas ao longo da produção à medida que se mostravam destoantes da caracterização inicial do personagem.

ETAPA 3 - STORYBOARD

Na etapa de Storyboard, o professor instruiu a participante a utilizar a tira original como base, visando manter a semelhança com o material original e evitar que as possíveis limitações em desenho se tornassem obstáculos desnecessários para o desenvolvimento da atividade, que era eminentemente de construção narrativa.

O Storyboard foi criado tendo os acontecimentos descritos no roteiro como base e buscou representar as principais ações descritas nele. Alguns acontecimentos, a exemplo da tira original, foram representados simultaneamente, o que exigiu uma separação posterior na etapa de animático. As três páginas do Storyboard podem ser vistas a seguir:

Figura 2 - primeira página do storyboard do filme Fase Ruim. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4.

Figura 3 - segunda página do Storyboard do filme Fase Ruim. Nela estão presentes os painéis 5, 6 e 7, além do esboço abandonado no segundo quadro de cima para baixo, à esquerda.

Figura 4 -terceira página do storyboard do filme Fase Ruim. Nela estão presentes os painéis 8, 9 e 10 e 11.


Inicialmente houve a ideia de enquadrar o personagem Matheus em close quando este sorrisse debochadamente e dissesse que não existe inferno astral. A participante desistiu dessa ideia ainda na etapa de Storyboard, o que pode ser observado no quadro excluído da Figura 3.

ETAPA 4 – ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM

Nesta etapa, a participante encenou as ações dos personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O tempo foi convertido em uma relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso foi elaborado o animático.

No processo de encenação, o professor realizou as anotações sobre a cronometragem para que a participante pudesse encenar os dois personagens do filme. O processo de encenação se deu da seguinte forma: os acontecimentos foram consultados no roteiro e Storyboard, e a participante encenou um dos personagens por vez, seguindo a ordem de acontecimentos apontada pelo filme. Sempre que a participante ou o professor julgaram necessário, a encenação de determinado acontecimento foi refeita.

Uma especificidade do processo de encenação desse projeto se deu por conta do personagem Lucas, que está de muletas. Não havia muletas disponíveis nas dependências do espaço onde ocorria a produção. Inicialmente procurou-se imaginar como seria uma caminhada com muletas, e tanto a participante quanto o professor encenaram a ação em busca desse padrão de movimentos. Em dado momento, utilizou-se uma cadeira com suporte para o braço para ajudar a encenação desse movimento. Após chegar em um padrão de movimento tido como satisfatório, o tempo da ação foi marcado.

Esse estudo sobre a caminhada com muletas foi refeito diversas vezes ao longo a produção em busca de compreender a distribuição de peso do corpo, as poses chave do movimento e suas características.

ETAPA 5 – ANIMÁTICO

O animático foi construído por meio das anotações da Etapa 4 com a utilização dos quadros criados para o Storyboard. A participante promoveu algumas alterações nos tempos de determinadas ações que julgou necessitarem de ajustes para uma melhor visualização.

A primeira versão do animático ficou pronta em 3 de fevereiro de 2019 (semana de regresso das férias de fim de ano) e foi desenvolvido até 4 de abril de 2019.

Importante salientar que as atividades desenvolvidas no programa Toonboom foram realizadas com a utilização de mesa digitalizadora fornecida pelo Centro de Estudos em Design de Imagem ou pelo professor. A participante em questão não possuía experiência na utilização de mesa digitalizadora, por isso houve necessidade de instruções do professor e tempo para adaptação com a ferramenta.

A algumas funções básicas do software Toonboom foram apresentados para a participante, a saber: o funcionamento do pincel e borracha, a criação e organização de camadas de animação, criação e ajuste de camadas de câmera, funcionamento da timeline e dispositivos de pré-visualização da cena e funcionamento de Onion Skin.

O animático foi realmente finalizado quando as ações que estavam sendo representadas simultaneamente no storyboard foram devidamente separadas. A participante não possuía muita habilidade em desenho.

ETAPA 6 – ANIMAÇÃO

Parte do processo de animação foi iniciado ainda durante o estabelecimento do animático, pois diversos quadros chaves correspondem a posições presentes no Storyboard, que como visto anteriormente, foi redesenhado no programa de animação. No entanto, é seguro afirmar que os conceitos relativos à animação foram apresentados após o término do animático.

O arquivo do Toonboon do dia 17/4/2019 aponta o início, de fato, do processo de animação, com a produção de um quadro-chave referente ao acontecimento nº 1, descrito na Tabela 1. Esse quadro corresponde a uma posição extrema da caminha do personagem Matheus. A produção do quadro-chave foi precedida por explicação do professor sobre os seguintes conceitos: ação planejada em poses principais e definição de quadro-chave.

Como metodologia de criação dos quadros-chave, o professor incentivou a realização de encenação da ação e o direcionamento da atenção da participante para a posição do corpo nos momentos referentes ao contato dos pés no chão. O professor encenou diversas vezes para demonstrar o método e tentar minimizar a possível sensação de ridículo que a participante poderia sentir ao realizar o procedimento[1].

A participante realizou a encenação com o intuito de compreender qual seria a disposição do corpo com essa ação, e esboçou os quadros-chave referentes à caminhada. Havia dificuldade da participante em desenhar, agravada pela adaptação com a mesa digitalizadora. No fim do encontro, uma pose-chave foi desenhada.

No encontro do dia 24/4/2019, a participante retornou ao processo de encenação e criou a outra pose-chave caminhada. As duas poses podem ser vistas na Figura 5. Para ter uma noção de quanto tempo cada passo demoraria, a participante foi estimulada pelo professor a realizar uma encenação da caminhada e marcar o tempo de cada passo. Foram marcados cerca de dez quadros por passo. A participante se dedicou a passar a limpo os desenhos dos quadros-chave criados.

Figura 5 - Poses-chave da caminhada do personagem Matheus. Captura de tela arquivo do dia 24/4/2019.

Segundo o diário do professor do dia 22/5/2019, a participante focou em outra ação, descrita na Tabela 1 como acontecimento nº 3. O acontecimento consiste na caminhada do personagem Lucas portando uma muleta e com braço e perna engessados. O trabalho teve o objetivo de estudar como acontece uma caminhada com uma muleta.

A prática de encenação foi utilizada como meio de estudo de poses, tendo auxiliado na percepção das características do movimento. Diversos esboços foram criados, tanto das poses-chave do movimento quanto de poses de passagem, tendo sido perceptível no desenho a representação de transferência de peso entre o corpo do personagem, o que parece ser fruto da atenção à distribuição do peso durante a prática de encenação.

Durante o encontro, houve a encenação e marcação da duração de cada passo, a exemplo do que foi realizado no encontro anterior, e o professor introduziu o conceito de pose de passagem/pose de ruptura (breakdown).

No arquivo do Toonboom do dia 12/6/2019, houve maior desenvolvimento da caminhada de muletas com o personagem Lucas. A encenação foi um recurso constante para estudo sobre a transmissão de peso. Houve a criação de algumas poses de passagem. Os quadros da caminhada podem ser observados na Figura 6.


Figura 6 – Captura de tela de excerto da composição do arquivo de Toonboom do dia 12/6/2019. O texto acima das imagens se refere ao tipo de pose, e o número abaixo diz respeito ao lugar que o quadro ocupa na timeline.

No encontro do dia 19/6/2019, a participante passou a limpo a caminhada de muletas do personagem Lucas, e se dedicou a outro movimento, descrito como acontecimento nº 7 na Tabela 1. Nesse movimento, Matheus assume uma expressão debochada antes de dizer algo.

A participante criou duas poses de ruptura (breakdowns) para o movimento do personagem Matheus. Essas poses foram resultado de encenações, cujo objetivo era a percepção das características do movimento. A participante foi instruída sobre o aspecto de um gráfico de espaçamento, e criou um relacionado ao movimento em questão. O movimento criado por essas poses possui algumas sutilezas quanto à atuação: o personagem fecha os olhos e esboça um sorriso durante o movimento antes de terminar a reação. Esse sorriso fornece a impressão de zombaria e ironia, e foi percebido por meio de encenações que incorporavam a motivação do personagem para o movimento. Os quadros do movimento podem ser vistos na Figura 7.

Figura 7 - Captura de tela de excerto da composição do arquivo de toonboom do dia 19/06/2019. O texto acima das imagens se refere ao tipo de pose e o número abaixo diz respeito ao lugar que o quadro ocupa na timeline.

No encontro do dia 7/8/2019, a participante dedicou-se ao movimento descrito na Tabela 1 como acontecimento nº 4, no qual o personagem Matheus realiza um movimento com o braço e fica com a mão aberta em sinal de indagação.

Para realização do movimento, a participante recorreu mais uma vez à prática de encenação e ao planejamento via gráfico de espaçamento. As encenações do acontecimento deixaram evidente que a posição da mão em sinal interrogativo não se sustenta por muito tempo, então a participante adicionou mais um movimento ao acontecimento: a ação de volta da mão para próximo do corpo.

Essa nova ação foi desenvolvida seguindo a metodologia de encenação, criação de quadros-chave, desenho das trajetórias e gráficos de espaçamento.

No diário do professor do dia 7/8/2019, foi apontado que conceitos referentes aos princípios da atuação (HOOKS, 2003) foram discutidos, em especial o princípio de que “atuação é reação. Atuação é realização”, que aponta que a atuação tanto está ligada à reação do personagem a ações, estímulos ou pensamentos quanto está relacionada ao ato de realizar (fazer). Essa conversa se deu por conta da necessidade de ajustes ao movimento de indagação com o braço (acontecimento nº 4 da Tabela 1).

Ao recorrer à prática de encenação com o intuito de ajustar o movimento, foi percebido um atraso da mão em relação ao movimento principal, o que foi adicionado ao movimento animado.

No encontro do dia 14/8/2019, a participante passou a limpo alguns desenhos e resolveu retirar o acontecimento nº 9 (Tabela 1) do filme. Essa decisão se deu após o teste de tempo e com a percepção de que o acontecimento prejudicava o ritmo do filme.

No encontro de 21/8/2019, houve maior atenção ao desenho dos balões de falas, em especial ao balão da última fala, que é interrompido pela entrada do passarinho em cena (acontecimento nº 8 da Tabela 1). Foi desenvolvido também o ciclo de bater de asas do personagem passarinho em quatro quadros. O professor explicou a forma das asas do pássaro em cada momento do ciclo por meio de encenações. A participante foi orientada a procurar vídeos de voos de pássaros.

No encontro do dia 28/8/2019, a participante dedicou-se a criar uma animação direta das fezes caindo na cabeça do personagem Lucas e escorrendo. No dia 5/9/2019, foi desenvolvida a animação do personagem Matheus abaixando as mãos. A criação desse movimento seguiu o método de encenação, criação de poses-chave, gráfico de espaçamento, esboço de trajetória e desenho dos intervalos.

Segundo o diário do professor do dia 5/9/2019, a participante terminou a animação das fezes escorrendo na cabeça do personagem Lucas (acontecimento nº 11 da Tabela 1). Houve o ajuste do tempo de exposição dos balões e, consequentemente, dos outros elementos da cena para possibilitar uma melhor leitura.

Nesse encontro, houve a retomada da caminhada do personagem Matheus (acontecimento nº 1 da Tabela 1), que foi mais bem desenvolvida nos dias 5/9/2019 e 18/9/2019, dias em que foram trabalhadas as poses de passagem e intervalos da ação. A encenação foi utilizada como recurso de estudo das poses.

No dia 5/9/2019 também foram criadas poses de ruptura (breakdown) referentes ao susto que Matheus levou ao ver Lucas, além de intermediárias para a acomodação do braço ao final do movimento.

No referido encontro, a participante reexaminou os acontecimentos do filme e resolveu retirar aqueles que não tinham lastro com a obra original e não mais se conectavam com o padrão de atuação criado para os personagens. Os acontecimentos retirados foram os de nº 13 e 14 descritos na Tabela 1).

No encontro do dia 25/9/2019, ocorreu o início do processo de animação das bocas para as falas do personagem, além das poses da acomodação do personagem Lucas quando para de andar (acontecimento nº 3 da Tabela 1).

O processo de criação das bocas de fala no Projeto se deu na seguinte ordem: foi criado um gabarito de bocas pelo professor em conjunto com a participante. Esse gabarito foi criado com base em encenação. Depois, as poses de bocas do gabarito foram redesenhadas no programa de animação, e cada boca foi selecionada para determinado trecho em função da sequência fonética percebida na encenação. Os áudios das falas dessa produção não foram gravados previamente. Assim, as falas foram criadas tendo o som da frase em português como referência, mas sem utilizar áudio gravado e sincronia labial.

Em 9/10/2019, foram criadas e dispostas no tempo as bocas da fala final. Essa fala foi a primeira a ser criada por conta de sua importância narrativa. Ela é justamente interrompida pela chegada do passado e não é concluída (acontecimento nº 8 da Tabela 1). É uma ação que necessita ter um bom tempo de leitura e uma boa dinâmica com os outros acontecimentos que ocorrem simultaneamente.

No encontro do dia 16/10/2019, os personagens foram coloridos. O movimento de caminhada com muletas permaneceu sem alguns intervalos por preferência da participante.

No dia 22/10/2019, houve a finalização do processo de animação com o ajuste final do timing do filme.



[1] O local onde aconteceu a produção foi o Centro de Estudos em Design de Imagem da Escola de Design, onde são realizadas diversas outras atividades de extensão e pesquisa, inclusive de outras pessoas vinculadas ao projeto Tiras Animadas.