TIRA FASE RUIM - RELATÓRIO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM
Este post é parte dos resultados do
Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em
parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de
ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o
ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em
quadrinhos para animação.
O relatório a seguir foi produzido pelo
referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela
instituição de ensino.
Acreditamos que a divulgação desse
relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de
animação.
___________
A periodicidade dos encontros para o
desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por
encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade da
participante e do professor.
O processo de produção descrito a seguir baseia-se
nas lembranças do professor, nas anotações em forma de diários, nas anotações
sobre desenvolvimento de personagens, roteiro e Storyboard do
filme feito pela participante e arquivos do Toonboom (programa
de animação utilizado ao longo da produção).
Os arquivos do Toonboom, 18 ao total, foram
devidamente datados: 3/4/2019, 10/4/2019, 17/4/2019, 24/4/2019, 22/5/2019,
12/6/2019, 19/6/2019, 7/8/2019, 14/8/2019, 21/8/2019, 22/8/2019, 5/9/2019,
11/9/2019, 18,9/2019, 25/9/2019, 9/10/2019, 16/10/2019, 23/10/2019.
O professor produziu quatro anotações em forma de
diários sobre o desenvolvimento da participante, todos devidamente datados, a
saber: 22/5/2019, 12/6/2019, 7/8/2019 e 5/9/2019.
Ao longo da descrição da etapa de animação,
procurou-se relatar os acontecimentos relacionados a esses dias específicos. Contudo, considera-se a possibilidade de que alguns
encontros tenham ficado sem registro. Ocorreram hiatos durante a produção
referentes a período de férias, feriados e problemas pessoais dos envolvidos. O
Projeto de Extensão era gratuito e voluntário, portanto, não havia qualquer
pretensão de estabelecer obrigatoriedade de presença.
Durante os primeiros dias de dedicação da
participante, o professor adotou como estratégia didática a apresentação de
todos os conceitos e etapas trabalhados ao longo do projeto. Um procedimento
semelhante se repete a cada nova etapa, sendo que os conceitos das subetapas foram
apresentados a cada início de etapa.
O trabalho se iniciou dia 13 de março de 2019, com
a etapa de CURADORIA. A própria participante escolheu algumas tiras do artista
Ricardo Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes animados
interessantes.
CURADORIA: A tira escolhida foi Fase Ruim,
publicada originalmente em 27 de novembro de 2017.
ANÁLISE DA TIRA ORIGINAL:
DESCRIÇÃO DA TIRA: A tira original (Figura 1)
possui dois quadros, ambos sem requadros, nos quais podemos ver a interação
entre dois personagens. No primeiro quadro, vemos um personagem humanoide de
cor rosa, com o braço esquerdo em posição interrogativa e perguntando “O que
houve?” para um personagem de cor amarela, que está com o braço direito e a
perna esquerda engessados, apoiado em uma muleta com o braço esquerdo e com um
tapa-olho. Ainda no primeiro quadro, o personagem amarelo lamenta “Tô no meu
inferno astral...”. No segundo quadro, o personagem rosa está com uma expressão
corporal explicativa e falando “Ah, não existe essa de inf...”, um pássaro está
sobrevoando a cabeça do personagem amarelo e defecando em sua cabeça. O
personagem amarelo está com expressão desiludida.
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| Figura 1 - Tira Fase Ruim, de Ricardo Tokumoto |
ESTÓRIA-BASE: Personagem Rosa encontra o personagem
Amarelo. Rosa se surpreende e pergunta o que aconteceu para Amarelo, que lhe
diz que está vivendo seu inferno astral. Rosa discorda do que amarelo falou.
Tenta argumentar que inferno astral não existe, mas é interrompido por um
pássaro azul que chega voando acima do personagem amarelo e defeca em sua
cabeça.
ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS
1.1. DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:
Com base na aparência e nas atitudes dos
personagens na obra original, a participante criou a caracterização dos
personagens Matheus e Lucas, sendo o primeiro correspondente ao personagem de
cor rosa, e o segundo de cor amarela. As características atribuídas aos personagens
estão listadas a seguir:
Matheus: alegre, educado, não acredita em sorte ou
inferno astral, prestativo.
Lucas: Triste, melancólico, “para baixo”, baixa
autoestima e desengonçado. Por conta dos ferimentos e da muleta, possui
dificuldade de locomoção.
ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO ROTEIRO
Após o término da etapa de desenvolvimento dos
personagens, a participante foi instruída, pelo professor, sobre o formato e as
premissas de um roteiro. O professor apontou a necessidade de se estabelecer a
estória imediatamente pregressa aos acontecimentos do filme a fim de garantir
que ela estivesse ciente das motivações de cada personagem. Algumas perguntas
foram utilizadas para instigar essa criação de estória pregressa: o que eles
estavam fazendo antes? Eles marcaram de se encontrar? O encontro foi um
acidente? Eles se conhecem? O que estavam indo fazer antes de se encontrarem?
Essas perguntas se relacionam com os princípios da
atuação de Hooks (2003).
O roteiro escrito pode ser lido a seguir:
EXT. DIA. TELA BRANCA
MATHEUS caminha da esquerda para a
direita alegremente. Assusta-se e para de andar ao ver Lucas (off screen).
LUCAS entra na composição andando com dificuldade da direita para a esquerda,
ele para perto de Matheus.
MATHEUS
(preocupadamente)
O que houve?
LUCAS
(lamentando-se)
Estou no meu inferno astral...
Matheus assume uma expressão debochada
e diz:
MATHEUS
Ah, não existe essa de inf...
Um passarinho azul aproxima-se da
direita para a esquerda, sai do enquadramento, volta da esquerda para a direita
e defeca na cabeça de Lucas.
Matheus fica surpreso e coloca as duas
mãos na boca perplexo. Lucas começa a chorar.
O processo de interpretação e construção de
personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos na narrativa
do filme em comparação ao que fora apresentado na tira. Se ignorarmos os
pormenores da atuação descrita para os personagens e nos concentrarmos apenas
nos acontecimentos narrados, ainda assim podemos ver substanciais adições
criativas.
Para melhor apontar quais acontecimentos foram
inseridos pela participante, foi criada uma tabela com indicações sobre os
acontecimentos e suas relações com o que havia sido previamente apresentado na
tira.
Na tabela 1 constam a descrição dos acontecimentos
da estória narrada no projeto da obra audiovisual e as indicações de como cada
acontecimento descrito é representado na tira em quadrinhos: (A) como ausente,
ou seja, esse acontecimento não é mencionado na narrativa da tira; (R) como
representado, ou seja, o acontecimento é apresentado explicitamente na
narrativa da tira e (I) como implícito, ou seja, o acontecimento pode ser
inferido pelo leitor.
Tabela
1 -
|
Nº |
Acontecimentos da estória narrados na
obra audiovisual |
Tira original |
|
1 |
Matheus caminha da esquerda para a direita
alegremente |
A |
|
2 |
Assusta-se e para de andar ao ver Lucas |
A |
|
3 |
Lucas entra na composição andando com dificuldade
da direita para a esquerda e para perto de Matheus |
A |
|
4 |
Matheus realiza um movimento com braço, fica com
a palma da mão para cima em sinal de questionamento |
I |
|
5 |
Matheus pergunta para Lucas o que houve |
R |
|
6 |
Lucas responde de forma lamentosa que está em seu
inferno astral |
R |
|
7 |
Matheus assume expressão debochada |
I |
|
8 |
Matheus diz que “não existe essa de...” |
R |
|
9 |
Um passarinho azul aproxima-se da direita para a esquerda
e sai de cena |
A |
|
10 |
O passarinho aproxima-se da esquerda para a
direita |
I |
|
11 |
Passarinho defeca na cabeça de Lucas |
R |
|
12 |
Matheus fica surpreso |
I |
|
13 |
Matheus coloca as mãos na boca perplexo |
A |
|
14 |
Lucas começa a chorar |
A |
Ao observar a tabela, há 13 acontecimentos: três
deles são representados, seis ausentes e quatro implícitos na leitura da obra
original. É preciso salientar que alguns acontecimentos são representados
simultaneamente na tira original. Assim, a ordem em que esses acontecimentos
aparecem foi decisão da participante.
A tabela indica que a participante criou para a
narrativa do projeto de filme animado vários acontecimentos, alguns com o
intuito de explicar de onde os personagens vieram e como se deu o início da
relação entre eles. Esses acontecimentos possibilitaram um maior
desenvolvimento dos personagens, pois foram desenvolvidos em função de sua
caracterização e o desdobramento de suas motivações.
Algumas ações planejadas no roteiro foram alteradas
ou excluídas ao longo da produção à medida que se mostravam destoantes da
caracterização inicial do personagem.
ETAPA 3 - STORYBOARD
Na etapa de Storyboard, o
professor instruiu a participante a utilizar a tira original como base, visando
manter a semelhança com o material original e evitar que as possíveis
limitações em desenho se tornassem obstáculos desnecessários para o
desenvolvimento da atividade, que era eminentemente de construção narrativa.
O Storyboard foi criado tendo os
acontecimentos descritos no roteiro como base e buscou representar as
principais ações descritas nele. Alguns acontecimentos, a exemplo da tira
original, foram representados simultaneamente, o que exigiu uma separação
posterior na etapa de animático. As três páginas do Storyboard podem ser
vistas a seguir:
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| Figura 2 - primeira página do storyboard do filme Fase Ruim. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4. |
![]() |
| Figura 3 - segunda página do Storyboard do filme Fase Ruim. Nela estão presentes os painéis 5, 6 e 7, além do esboço abandonado no segundo quadro de cima para baixo, à esquerda. |
![]() |
| Figura 4 -terceira página do storyboard do filme Fase Ruim. Nela estão presentes os painéis 8, 9 e 10 e 11. |
Inicialmente houve a ideia de enquadrar o
personagem Matheus em close quando este sorrisse debochadamente e dissesse que
não existe inferno astral. A participante desistiu dessa ideia ainda na etapa
de Storyboard, o que pode ser observado no quadro excluído da Figura 3.
ETAPA 4 – ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM
Nesta etapa, a participante encenou as ações dos
personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O tempo foi convertido em uma
relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso foi elaborado o animático.
No processo de encenação, o professor
realizou as anotações sobre a cronometragem para que a participante pudesse
encenar os dois personagens do filme. O processo de encenação se deu da
seguinte forma: os acontecimentos foram consultados no roteiro e Storyboard, e
a participante encenou um dos personagens por vez, seguindo a ordem de
acontecimentos apontada pelo filme. Sempre que a participante ou o professor
julgaram necessário, a encenação de determinado acontecimento foi refeita.
Uma especificidade do processo de encenação desse
projeto se deu por conta do personagem Lucas, que está de muletas. Não havia
muletas disponíveis nas dependências do espaço onde ocorria a produção.
Inicialmente procurou-se imaginar como seria uma caminhada com muletas, e tanto
a participante quanto o professor encenaram a ação em busca desse padrão de
movimentos. Em dado momento, utilizou-se uma cadeira com suporte para o braço
para ajudar a encenação desse movimento. Após chegar em um padrão de movimento
tido como satisfatório, o tempo da ação foi marcado.
Esse estudo sobre a caminhada com muletas foi
refeito diversas vezes ao longo a produção em busca de compreender a
distribuição de peso do corpo, as poses chave do movimento e suas
características.
ETAPA 5 – ANIMÁTICO
O animático foi construído por meio das anotações
da Etapa 4 com a utilização dos quadros criados para o Storyboard.
A participante promoveu algumas alterações nos tempos de determinadas ações que
julgou necessitarem de ajustes para uma melhor visualização.
A primeira versão do animático ficou pronta em 3 de
fevereiro de 2019 (semana de regresso das férias de fim de ano) e foi
desenvolvido até 4 de abril de 2019.
Importante salientar que as atividades
desenvolvidas no programa Toonboom foram realizadas com a
utilização de mesa digitalizadora fornecida pelo Centro de Estudos em Design de
Imagem ou pelo professor. A participante em questão não possuía experiência na
utilização de mesa digitalizadora, por isso houve necessidade de instruções do
professor e tempo para adaptação com a ferramenta.
A algumas funções básicas do software
Toonboom foram apresentados para a participante, a saber: o
funcionamento do pincel e borracha, a criação e organização de camadas de
animação, criação e ajuste de camadas de câmera, funcionamento da timeline e
dispositivos de pré-visualização da cena e funcionamento de Onion Skin.
O animático foi realmente finalizado quando as
ações que estavam sendo representadas simultaneamente no storyboard foram
devidamente separadas. A participante não possuía muita habilidade em desenho.
ETAPA 6 – ANIMAÇÃO
Parte do processo de animação foi iniciado ainda
durante o estabelecimento do animático, pois diversos quadros chaves
correspondem a posições presentes no Storyboard, que como visto
anteriormente, foi redesenhado no programa de animação. No entanto, é seguro
afirmar que os conceitos relativos à animação foram apresentados após o término
do animático.
O arquivo do Toonboon do dia 17/4/2019
aponta o início, de fato, do processo de animação, com a produção de um quadro-chave
referente ao acontecimento nº 1, descrito na Tabela 1. Esse quadro
corresponde a uma posição extrema da caminha do personagem Matheus. A produção
do quadro-chave foi precedida por explicação do professor sobre os seguintes
conceitos: ação planejada em poses principais e definição de quadro-chave.
Como metodologia de criação dos quadros-chave, o
professor incentivou a realização de encenação da ação e o direcionamento da
atenção da participante para a posição do corpo nos momentos referentes ao
contato dos pés no chão. O professor encenou diversas vezes para demonstrar o
método e tentar minimizar a possível sensação de ridículo que a participante
poderia sentir ao realizar o procedimento[1].
A participante realizou a encenação com o intuito
de compreender qual seria a disposição do corpo com essa ação, e esboçou os
quadros-chave referentes à caminhada. Havia dificuldade da participante em
desenhar, agravada pela adaptação com a mesa digitalizadora. No fim do encontro,
uma pose-chave foi desenhada.
No encontro do dia 24/4/2019, a participante
retornou ao processo de encenação e criou a outra pose-chave caminhada. As duas
poses podem ser vistas na Figura 5. Para ter uma noção de quanto
tempo cada passo demoraria, a participante foi estimulada pelo professor a
realizar uma encenação da caminhada e marcar o tempo de cada passo. Foram
marcados cerca de dez quadros por passo. A participante se dedicou a passar a
limpo os desenhos dos quadros-chave criados.
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| Figura 5 - Poses-chave da caminhada do personagem Matheus. Captura de tela arquivo do dia 24/4/2019. |
Segundo o diário do professor do dia 22/5/2019, a
participante focou em outra ação, descrita na Tabela 1 como
acontecimento nº 3. O acontecimento consiste na caminhada do personagem Lucas
portando uma muleta e com braço e perna engessados. O trabalho teve o objetivo
de estudar como acontece uma caminhada com uma muleta.
A prática de encenação foi utilizada como meio de
estudo de poses, tendo auxiliado na percepção das características do movimento.
Diversos esboços foram criados, tanto das poses-chave do movimento quanto de
poses de passagem, tendo sido perceptível no desenho a representação de
transferência de peso entre o corpo do personagem, o que parece ser fruto da
atenção à distribuição do peso durante a prática de encenação.
Durante o encontro, houve a encenação e marcação da duração de cada passo, a exemplo do que foi realizado no encontro anterior, e o professor introduziu o conceito de pose de passagem/pose de ruptura (breakdown).
No arquivo do Toonboom do dia 12/6/2019,
houve maior desenvolvimento da caminhada de muletas com o personagem Lucas. A encenação
foi um recurso constante para estudo sobre a transmissão de peso. Houve a
criação de algumas poses de passagem. Os quadros da caminhada podem ser
observados na Figura 6.
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| Figura 6 – Captura de tela de excerto da composição do arquivo de Toonboom do dia 12/6/2019. O texto acima das imagens se refere ao tipo de pose, e o número abaixo diz respeito ao lugar que o quadro ocupa na timeline. |
No encontro do dia 19/6/2019, a participante passou
a limpo a caminhada de muletas do personagem Lucas, e se dedicou a outro
movimento, descrito como acontecimento nº 7 na Tabela 1. Nesse movimento,
Matheus assume uma expressão debochada antes de dizer algo.
A participante criou duas poses de ruptura (breakdowns) para o movimento do personagem Matheus. Essas poses foram resultado de encenações, cujo objetivo era a percepção das características do movimento. A participante foi instruída sobre o aspecto de um gráfico de espaçamento, e criou um relacionado ao movimento em questão. O movimento criado por essas poses possui algumas sutilezas quanto à atuação: o personagem fecha os olhos e esboça um sorriso durante o movimento antes de terminar a reação. Esse sorriso fornece a impressão de zombaria e ironia, e foi percebido por meio de encenações que incorporavam a motivação do personagem para o movimento. Os quadros do movimento podem ser vistos na Figura 7.
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| Figura 7 - Captura de tela de excerto da composição do arquivo de toonboom do dia 19/06/2019. O texto acima das imagens se refere ao tipo de pose e o número abaixo diz respeito ao lugar que o quadro ocupa na timeline. |
No encontro do dia 7/8/2019, a participante
dedicou-se ao movimento descrito na Tabela 1 como acontecimento nº 4, no qual o
personagem Matheus realiza um movimento com o braço e fica com a mão aberta em
sinal de indagação.
Para realização do movimento, a participante
recorreu mais uma vez à prática de encenação e ao planejamento via gráfico de
espaçamento. As encenações do acontecimento deixaram evidente que a posição da
mão em sinal interrogativo não se sustenta por muito tempo, então a
participante adicionou mais um movimento ao acontecimento: a ação de volta da
mão para próximo do corpo.
Essa nova ação foi desenvolvida seguindo a
metodologia de encenação, criação de quadros-chave, desenho das trajetórias e
gráficos de espaçamento.
No diário do professor do dia 7/8/2019, foi
apontado que conceitos referentes aos princípios da atuação (HOOKS, 2003) foram
discutidos, em especial o princípio de que “atuação é reação. Atuação é
realização”, que aponta que a atuação tanto está ligada à reação do personagem
a ações, estímulos ou pensamentos quanto está relacionada ao ato de realizar
(fazer). Essa conversa se deu por conta da necessidade de ajustes ao movimento
de indagação com o braço (acontecimento nº 4 da Tabela 1).
Ao recorrer à prática de encenação com o intuito de
ajustar o movimento, foi percebido um atraso da mão em relação ao movimento
principal, o que foi adicionado ao movimento animado.
No encontro do dia 14/8/2019, a participante passou
a limpo alguns desenhos e resolveu retirar o acontecimento nº 9 (Tabela 1)
do filme. Essa decisão se deu após o teste de tempo e com a percepção de que o
acontecimento prejudicava o ritmo do filme.
No encontro de 21/8/2019, houve maior atenção ao
desenho dos balões de falas, em especial ao balão da última fala, que é
interrompido pela entrada do passarinho em cena (acontecimento nº 8
da Tabela 1). Foi desenvolvido também o ciclo de bater de asas do
personagem passarinho em quatro quadros. O professor explicou a forma das asas
do pássaro em cada momento do ciclo por meio de encenações. A participante foi
orientada a procurar vídeos de voos de pássaros.
No encontro do dia 28/8/2019, a participante
dedicou-se a criar uma animação direta das fezes caindo na cabeça do personagem
Lucas e escorrendo. No dia 5/9/2019, foi desenvolvida a animação do personagem
Matheus abaixando as mãos. A criação desse movimento seguiu o método de
encenação, criação de poses-chave, gráfico de espaçamento, esboço de trajetória
e desenho dos intervalos.
Segundo o diário do professor do dia 5/9/2019, a
participante terminou a animação das fezes escorrendo na cabeça do personagem
Lucas (acontecimento nº 11 da Tabela 1). Houve o ajuste do tempo de
exposição dos balões e, consequentemente, dos outros elementos da cena para
possibilitar uma melhor leitura.
Nesse encontro, houve a retomada da caminhada do
personagem Matheus (acontecimento nº 1 da Tabela 1), que foi mais bem
desenvolvida nos dias 5/9/2019 e 18/9/2019, dias em que foram trabalhadas as
poses de passagem e intervalos da ação. A encenação foi utilizada como recurso
de estudo das poses.
No dia 5/9/2019 também foram criadas poses de ruptura (breakdown) referentes ao susto que Matheus levou ao ver Lucas, além de intermediárias para a acomodação do braço ao final do movimento.
No referido encontro, a participante reexaminou os
acontecimentos do filme e resolveu retirar aqueles que não tinham lastro com a
obra original e não mais se conectavam com o padrão de atuação criado para os
personagens. Os acontecimentos retirados foram os de nº 13 e 14 descritos
na Tabela 1).
No encontro do dia 25/9/2019, ocorreu o início do
processo de animação das bocas para as falas do personagem, além das poses da
acomodação do personagem Lucas quando para de andar (acontecimento nº 3 da Tabela 1).
O processo de criação das bocas de fala no Projeto
se deu na seguinte ordem: foi criado um gabarito de bocas pelo professor em
conjunto com a participante. Esse gabarito foi criado com base em encenação.
Depois, as poses de bocas do gabarito foram redesenhadas no programa de
animação, e cada boca foi selecionada para determinado trecho em função da
sequência fonética percebida na encenação. Os áudios das falas dessa produção
não foram gravados previamente. Assim, as falas foram criadas tendo o som da
frase em português como referência, mas sem utilizar áudio gravado e sincronia
labial.
Em 9/10/2019, foram criadas e dispostas no tempo as
bocas da fala final. Essa fala foi a primeira a ser criada por conta de sua
importância narrativa. Ela é justamente interrompida pela chegada do passado e
não é concluída (acontecimento nº 8 da Tabela 1). É uma ação que
necessita ter um bom tempo de leitura e uma boa dinâmica com os outros
acontecimentos que ocorrem simultaneamente.
No encontro do dia 16/10/2019, os personagens foram
coloridos. O movimento de caminhada com muletas permaneceu sem alguns
intervalos por preferência da participante.
No dia 22/10/2019, houve a finalização do processo
de animação com o ajuste final do timing do filme.
[1] O local onde aconteceu a produção foi o
Centro de Estudos em Design de Imagem da Escola de Design, onde são realizadas
diversas outras atividades de extensão e pesquisa, inclusive de outras pessoas
vinculadas ao projeto Tiras Animadas.







