TIRA OK CUPID - RELATÓRIO DE PROCESSO DE PRODUÇÃO E ENSINO APRENDIZAGEM
Este post é parte dos resultados do
Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em
parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de
ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o
ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em
quadrinhos para animação.
O relatório a seguir foi produzido pelo
referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela
instituição de ensino.
Acreditamos que a divulgação desse
relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de
animação.
__________
A periodicidade dos encontros para o
desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por
encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade da
participante e do professor.
O processo de produção descrito a seguir baseia-se nas
lembranças do professor, nas anotações em forma de relatórios, na descrição dos
personagens, do roteiro e Storyboard do filme feito pela
participante, além de backups semanais dos arquivos do Toonboom[1] referentes
ao projeto.
Os arquivos do Toonboom, 13 ao total, foram
devidamente datados: 4/10/2018, 12/11/2018, 3/4/2019, 10/4/2019, 24/4/2019,
25/4/2019, 23/5/2019, 6/6/2019, 6/8/2019, 8/8/2019, 12/9/2019, 24/9/2019 e
4/11/2019.
O professor produziu quatro relatórios sobre o
desenvolvimento da participante, todos devidamente datados, a saber: 23/5/2019,
6/8/2019, 8/8/2019 e 12/9/2019.
Durante a etapa de animação, procurou-se relatar os
acontecimentos relacionados a esses dias específicos. Contudo,
considera-se a possibilidade de que alguns encontros tenham ficado sem registro.
Ocorreram alguns hiatos durante a produção referentes a período de férias,
feriados e problemas pessoais dos envolvidos. O Projeto de Extensão era
gratuito e voluntário, portanto, não havia qualquer pretensão de estabelecer
obrigatoriedade de presença.
O trabalho se iniciou dia 21 de junho de 2018, com
a etapa de CURADORIA. A própria participante escolheu algumas tiras do artista
Ricardo Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes animados
interessantes.
CURADORIA: A obra escolhida pela participante não foi
um tira, mas uma charge, de nome Ok Cupid. A charge foi publicada
originalmente em 3 de maio de 2018, o mesmo ano do início da produção da tira
animada.
ANÁLISE DA CHARGE ORIGINAL:
PERSONAGENS: Na charge observam-se dois
personagens, um com caracterização de um demônio cristão medieval de senso
comum (com chifres e pernas de bode, casco e músculos aparentes) e um cupido
caracterizado como um anjinho bebê, com asas pouco maiores que 1/3 da sua
altura. O cupido possui um arco e uma aljava com flechas
cujos contos possuem formato de coração.
DESCRIÇÃO DA CHARGE: Por ser uma charge, não possui
uma narrativa sequenciada, estando toda a narrativa descrita em apenas um
painel. Nesse painel, observa-se o demônio sentado no chão desconfortavelmente,
aos prantos, com expressão de sofrimento e com o braço direito segurando o
bíceps do braço esquerdo, que está com uma flecha fincada na área do tríceps. O
personagem Cupido pode ser visto no canto superior direito da composição, e está
com um arco na mão direita e uma expressão facial séria. A flecha que está
fincada no braço do Demônio possui o conto em formato de
coração, igual às flechas presentes na aljava do Cupido. A
charge pode conferida na Figura 1.
ESTÓRIA-BASE: Demônio foi atingido por uma flecha
do Cupido e caiu ao chão em prantos. Cupido se aproximou da cena.
ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS
O desenvolvimento dos personagens foi a etapa
inicial do projeto, e serviu como base para todo o desenvolvimento posterior da
cena e do processo de ensino de fundamentos da animação.
A Etapa 1 se iniciou com o pedido do professor para
que a participante realizasse uma interpretação sobre o que consegue perceber
de características dos personagens apresentados no material base, a charge. Em
seguida, a participante foi estimulada pelo professor a criar possíveis
complementações psicológicas, biográficas e motivacionais dos personagens,
assim como indicações sobre as características físicas.
1.1. DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:
Como resultado desse processo, a participante criou
a seguinte caracterização dos personagens:
Cupido: É uma criança inocente (não reflete sobre
as possíveis consequências dos seus atos). Desajeitado. Não possui experiência
com arco e flechas, é novo na atividade de ser cupido. Sua motivação no início
da cena é de praticar arco e flecha.
Demônio: É forte, pesado e mau. No início da cena,
está caminhando com pressa para o outro
lado do inferno.
ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO ROTEIRO
A participante já possuía conhecimentos pregressos
sobre a criação de roteiros e suas premissas. Assim, o professor a estimulou a
desenvolver um roteiro tendo como pontos de partida a estória-base, as
descrições dos personagens e suas motivações criadas na etapa anterior.
Enquanto desenvolvia o roteiro, a participante foi
estimulada pelo professor a encenar as ações dos personagens para apresentar as
ideias e promover determinadas alterações caso não julgasse condizentes com a
construção prévia dos personagens. A utilização do próprio corpo se apresentou
como uma forma de medir se a atuação do personagem seria autêntica ou não.
DESCRIÇÃO DOS ACONTECIMENTOS DO FILME
A seguir, consta o roteiro do filme desenvolvido
pela participante.
Filme inicia-se com enquadramento do
Cupido com o arco em sua mão direita. Ele está flutuando no ar de maneira
desengonçada, batendo suas asas e consequentemente oscilando seus braços,
pernas e topete. Cupido pega uma das flechas. Tenta posicioná-la no arco, mas
tem certa dificuldade para fazê-lo.
Enquanto isso, o Demônio está andando
apressadamente para a direita, seu olhar é firme, sua expressão facial é
nervosa e seus passos possuem pisadas firmes.
Cupido consegue posicionar a flecha e
estica a corda do arco fazendo uma preparação para lançar a flecha. Não está
mirando em lugar algum. Puxa a corda e a flecha com certa dificuldade.
Demônio continua andando com seu passo
apressado e cara de mau.
Cupido, com um olhar confiante, solta a
flecha. A flecha segue com velocidade formando um leve arco em direção diagonal
para baixo. Ela encontra o braço direito do Demônio.
Demônio mantém-se estático, mas
apresenta surpresa. Em um rápido movimento, Demônio cai ao chão sentado com o
braço direito segurando o braço esquerdo, que está espetado pela flecha. Ele
chora compulsivamente. Cupido voa para o lado do Demônio. Cupido mantêm-se com
expressão impassível. Fim do filme.
O processo de interpretação e construção de
personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos na narrativa
do filme em comparação ao que fora apresentado na charge. Se ignorarmos os
pormenores da atuação descrita para os personagens e nos concentrarmos apenas
nos acontecimentos narrados, ainda assim podemos ver substanciais adições
criativas.
Para melhor apontar quais acontecimentos foram
inseridos pela participante, foi criada uma tabela com indicações sobre os
acontecimentos e suas relações com o que havia sido previamente apresentado na
charge.
Na Tabela 1 constam a descrição dos
acontecimentos da estória narrada no projeto da obra audiovisual e as indicações
de como cada acontecimento descrito é representado na charge: (A) como ausente,
ou seja, esse acontecimento não é mencionado na narrativa da charge; (R) como
representado, ou seja, o acontecimento é apresentado explicitamente na
narrativa da charge e (I) como implícito, ou seja, o acontecimento pode ser
inferido pelo leitor.
Tabela
1 - Descrição dos acontecimentos do
filme e sua relação com o que foi apresentado originalmente pela charge.
|
Acontecimentos da
estória narrados na obra audiovisual |
Charge |
|
Cupido flutua batendo suas asas, pega uma flecha
de sua aljava. |
I |
|
Cupido tem dificuldade de posicionar a flecha em
seu arco. |
A |
|
Demônio caminha apressadamente. |
A |
|
Cupido puxa a corda do arco para trás com a
flecha. |
I |
|
Demônio continua caminhando para frente. |
A |
|
Cupido solta a flecha. |
I |
|
Flecha voa em direção ao Demônio. |
I |
|
Flecha acerta o Demônio. |
I |
|
Demônio sente a flechada e fica surpreso |
A |
|
Demônio cai ao chão aos prantos. |
I |
|
Cupido voa para o lado do Demônio, que está aos
prantos. |
R |
Ao observar a tabela, há onze acontecimentos: seis
estavam implícitos na leitura da charge, quatro foram criados, e apenas um
estava efetivamente representado na obra original.
A tabela mostra que a participante adicionou novos acontecimentos que complementaram a estória-base e possibilitaram um melhor desenvolvimento da atuação dos personagens.
ETAPA 3 - STORYBOARD
Assim como ocorreu na etapa de roteiro, foi
verificado que a participante possuía conhecimentos pregressos sobre a criação
de Storyboards.
Nessa etapa, portanto, a participante elaborou desenhos
baseados no estilo de desenho e no design de personagem apresentados na charge
do autor original. As expressões faciais e corporais dos personagens foram
criadas em função do que fora exigido pelo roteiro. Para desenvolver essas
soluções visuais, a participante também foi estimulada a encenar essas poses,
bem como observar outras pessoas encenando.
Ao longo do desenvolvimento do Storyboard,
foram elaboradas algumas soluções gráficas que se mostraram necessárias para o
desenvolvimento do filme. Na charge, o personagem Cupido não possui braço
esquerdo. Isso se dá por uma característica de estilo do autor original, que
suprime alguns membros do corpo caso eles não estejam sendo executados pelos
personagens nas cenas apresentadas. A solução gráfica pensada para solucionar
esse problema foi fazer com que seu membro (braço esquerdo) crescesse a partir
da forma do tronco, como se estivesse encostado nele.
Essa solução não está presente no Storyboard,
mas foi desenvolvida nessa etapa, pois essa dúvida surgiu com o desafio de
representar o personagem em forma de desenho.
A seguir, constam os painéis do Storyboard:
![]() |
| Figura 2 - primeira página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4. |
![]() |
| Figura 3 - segunda página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 5, 6, 7 e 8. |
![]() |
| Figura 4 -terceira página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 9, 10, 11 e 12. |
![]() |
| Figura 5 - quarta página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 13 e 14. |
ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS DO FILME
Foi desenvolvido que o Cupido estava praticando
arco e flecha de maneira descompromissada no início da cena, e que ele não
possuía muita experiência com atividade de ser um Cupido. A característica
física do personagem de ser desengonçado, por ser uma criança e não possuir
experiência, fez com que algumas ações fossem adicionadas à atuação do
personagem, como a dificuldade na utilização do arco e flecha. Isso foi
apresentado no movimento em que o Cupido não consegue posicionar direito a
flecha no arco, ação representada na Figura 2, nos painéis 2, 3 e 4.
No painel 5 (Figura 3), o personagem Demônio
também foi caracterizado por meio de uma ação. Ele foi introduzido caminhando,
uma informação que não está presente na estória-base, mas que se fez importante
para apresentar o personagem e sua caracterização no filme. Os movimentos da
caminhada do Demônio foram pensados para representá-lo de forma impassível e
agressiva.
Foi desenvolvida uma dinâmica de alternação entre
planos, em que ora focava-se no Demônio, ora no Cupido, apresentada nos painéis
5, 6, 7 e 8 da Figura 3. Isso foi determinante para apresentar os
personagens, e objetivou que isso aumentasse a comicidade da cena, pois criou
suspense sobre como esses personagens se encontrariam.
No painel 6 (Figura 3), o Cupido consegue
posicionar a flecha e puxa a corda do arco para trás. Sua expressão facial é
contente e determinada, mas a tremulação de seus braços e arco demonstram sua
dificuldade em manter-se na posição e sua inabilidade com a arma. Essa
tremulação está representada pelos riscos em volta da corda do arco, o que
justifica a flecha a se soltar e o fato de que essa ação tenha sido um
acidente. A ação foi criada para apresentar as características do personagem.
O personagem Demônio, após receber a flechada,
revela uma expressão facial de surpresa e estranheza (painel 12
da Figura 4). Essa expressão foi escolhida para representar que
emoções conflitantes estariam passando pelo corpo do personagem. Sua expressão
corporal atônita no painel 13 (Figura 5) amplifica a comicidade de sua
queda e choro compulsivo no chão.
No painel 14 (Figura 5). a chegada do Cupido
no enquadramento do plano como se nada tivesse acontecido reforça sua
caracterização como indivíduo inocente e irresponsável.
Essa breve análise aponta que boa parte da
construção das atuações dos personagens e das cenas descritas nesse roteiro foi
fruto da caracterização dos personagens e da experimentação da participante com
essa criação frente à estória base e a sua própria vivência corporal.
ETAPA 4 – ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM
Nessa etapa a participante encenou as ações dos
personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O tempo foi convertido em uma
relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso foi elaborado o animático.
No processo de encenação, o professor auxiliou o
processo de cronometragem para que a participante pudesse encenar os dois
personagens do filme. O processo de encenação se deu da seguinte forma: os
acontecimentos foram consultados no roteiro e Storyboard, e a
participante encenou um dos personagens por vez, seguindo a ordem de
acontecimentos apontada pelo filme. Sempre que a participante ou o professor
julgavam necessário, a encenação de determinado acontecimento foi refeita. Nessa
etapa foi observado maior envolvimento da participante.
ETAPA 5 – ANIMÁTICO
O animático foi construído por meio das anotações
da Etapa 4 com a utilização dos quadros criados para o Storyboard.
A participante promoveu algumas alterações nos tempos de determinadas ações que
julgou necessitarem de ajustas para uma melhor visualização.
ETAPA 6 - ANIMAÇÃO
Após a criação de uma primeira versão do animático a participante foi apresentada às etapas do processo de animação por meio de uma explanação realizada pelo professor. Os conceitos de pose-chave, poses de ruptura (breakdowns) e poses intermediárias foram apesentados nesse momento.
A algumas funções básicas do software
Toonboom (que foi utilizado na produção) foram apresentadas à
participante: funcionamento do pincel e borracha, criação e organização de
camadas de animação, criação e ajuste de camadas de câmera, funcionamento
da timeline e dispositivos de pré-visualização da cena e
funcionamento de Onion Skin.
Antes do início propriamente dito do processo de
animação, foi solicitado à participante que refizesse os desenhos do Storyboard no
programa de animação e ajustasse as proporções das imagens para uma melhor
pré-visualização da cena e para servir como base sólida para o processo de
animação.
Esse procedimento apresenta-se concluído no arquivo
de Toonboom do dia 12/11/2018.
Alguns procedimentos de organização do trabalho de
animação foram estimulados pelo professor, como a separação em camadas
diferentes de cada parte do corpo dos personagens que se movessem de maneira
autônoma. Foi requisitado que participante avaliasse quais momentos do filme
necessitavam de animação e que fossem percebidos quais tipos de animação se
faziam necessários.
Após essa avaliação, a participante concluiu que
deveria primeiramente criar animações de alguns ciclos. Assim iniciou-se o
processo de animação propriamente dito.
A participante manteve os desenhos do Storyboard
como poses-chave. Algumas partes do corpo dos personagens que deveriam se mover
de maneira autônoma, como as asas do Cupido e a barbicha do Demônio, foram
separadas em camadas diferentes.
A participante decidiu que o personagem Cupido
ficaria pairando no ar em razão do bater constante de suas asas. A
característica do bater de asas do Cupido foi elaborada durante a etapa de
encenação, em que a participante utilizou as mãos para representar a constância
e velocidade do movimento.
Essa caracterização foi resgatada nessa etapa de
animação, e foram criadas as poses limítrofes do movimento. Essas poses-chave
foram posicionadas na timeline em função do tempo encenado.
Foi estabelecido que o bater de asas completo (ciclo) demoraria dez quadros.
Percebeu-se durante a encenação (o movimento foi encenado com as mãos da
participante) que o fechar das asas demorava mais tempo do que o abrir delas.
Isso foi traduzido na distribuição de tempo apresentado na Figura 6: entre
a pose-chave 1 e a pose-chave 2 deveriam se passar seis quadros e entre a
pose-chave 2 e a volta para pose-chave 1 deveriam se passar quatro quadros.
![]() |
| Figura 6 - captura de tela de arquivo do programa toonboom de 03/04/2019. |
A animação da barba do Demônio, outro ciclo da
cena, foi elaborada em processo de animação direta com base em movimentos
encenados pela participante: as mãos simularam uma barba em movimento de sobe e
desce que acompanhava o corpo em uma caminhada pesada.
O conceito de pose de passagem e pose de ruptura (breakdown)[3] foi
apresentado à participante pelo professor em forma de explanação oral e
escrita, assim como lhe foram apresentadas formas de traduzir as percepções de
aceleração por meio de gráficos de espaçamento.
Inicialmente foram produzidas as poses de passagem
do ciclo de bater de asas do personagem Cupido. Embora o timing da
ação estivesse estabelecido, foi necessário compreender como seria o
espaçamento entre as poses-chave. A participante foi estimulada a recorrer mais
uma vez ao processo de encenação para perceber a variação de velocidade ao
longo do movimento. Com base nesse processo, percebeu-se uma sensação de
aceleração no início do movimento, desaceleração próximo à pose-chave 2 e
aceleração na volta para a pose-chave 1, o que se traduz nas poses de passagem
e intervalos apresentados na Figura 7, na qual a pose do tempo 3 se
encontra próxima à pose-chave 1, e as poses dos tempos 5 e 9 se encontram mais
próximas à pose-chave 2.
![]() |
| Figura 7 - captura de tela de excerto da composição ao longo de 11 quadros do arquivo do programa Toonboom de 3/4/2019. |
Essa variação de velocidade apresentada poderia ser
traduzida em dois gráficos de espaçamento, como os da Figura 8.
![]() |
| Figura 8 - Gráfico de espaçamento que representa o ciclo de bater de asas do personagem Cupido |
Mesmo aparentando compreender o conceito de pose de
passagem e no efeito criado pela relação de proximidade e afastamento entre os
desenhos, a participante não recorreu à criação de gráficos de espaçamento para
auxiliar na determinação dessas posições dos desenhos.
Outra ação que necessitou de criação de poses de
passagem foi a queda do personagem Demônio ao chão após receber a flechada em
seu braço. Em função de sua comicidade, esse movimento específico necessitou
ser trabalhado por meio da noção de exagero. O professor estimulou a
participante a realizar uma encenação do movimento, prestando atenção no arco
do movimento e nas linhas de ação produzidas pelo corpo durante a queda. Essa
encenação foi feita pela participante de pé, caindo sentada em uma cadeira de
escritório macia e flexível, o que possibilitou uma entrega maior em relação à
simulação do movimento.
As observações desenvolvidas por meio dessa
experimentação do movimento com o corpo foram a base para a criação das poses
de passagem, assim como a percepção dos pormenores da ação, como o
desequilíbrio entre tronco e quadril na queda e o atraso de algumas partes do
corpo em relação a outras durante o movimento. As poses criadas podem ser
vistas na figura a seguir:
![]() |
| Figura 9 - captura de tela de excerto da composição de um movimento que ocorre em twos entre os quadros 593 ao quadro 603 do arquivo do programa Toonboom do dia 3/4/2019. |
No dia 25/4/2019 foram elaboradas animações de
outros movimentos. Durante esse encontro, algumas poses de passagem foram desenvolvidas,
sendo possível notar a criação de gráficos de espaçamento para guiar a
construção das poses, como pode ser visto na Figura 10. Nessa figura, há também
a discriminação entre os tipos de quadros: poses-chave circuladas, poses de
passagem sublinhadas e o restante das poses sem indicações além da numeração.
![]() |
| Figura 10 - captura de tela do arquivo do programa Toonboom de 25/4/2019. |
As demais ações que necessitaram de criação de poses de passagem/ruptura (breakdowns) foram desenvolvidas seguindo as indicações provenientes de observação cinestésica por meio de encenação, com especial atenção à variação de velocidade dos movimentos encenados.
No encontro do dia 16/5/2019, após a maior parte
das animações já estar esquematizada, o professor estimulou a participante a
identificar nas ações já desenvolvidas pontos em que houvesse necessidade de
aumentar ou atribuir antecipações, acomodações e animações sobrepostas e
contínuas.
Nos relatórios dos dias 16 e 23 de maio e nos
arquivos de Toonboom referentes ao mesmo dia, foi apontado o
desenvolvimento do movimento em ciclo de flutuação do personagem Cupido. Nesse
ciclo, todo o corpo do Cupido flutuava no ar em um movimento de sobe e desce,
acompanhando e reagindo ao movimento criado pelas asas do personagem. Essa
movimentação fornece a noção de peso para o personagem e acentua a
característica desengonçada atribuída a ele, tendo em vista que as asas
aparentemente não suportam com facilidade o peso do corpo.
Esse movimento foi executado por todo o corpo do
personagem, ou seja, incluiu as várias camadas de animação que compõem sua atuação,
e foi feito por meio de recursos de animação automática do programa. Esse
movimento fora pensado desde o início da produção como uma das primeiras
soluções desenvolvidas para aumentar a comicidade da atuação do personagem.
No mesmo encontro, houve o desenvolvimento das
animações do cabelo do Cupido, que também vibra de acordo com o movimento de
sobe e desce do seu corpo. Portanto configura-se também em um ciclo, que se
adapta de acordo com a mudança da posição da cabeça do personagem.
O processo de criação de poses intermediárias se
deu ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, tendo surgido em várias
outras etapas a necessidade de completar a animação com intermediárias.
Foram criados também efeitos especiais, animações
de lágrimas e movimentações automáticas utilizando recursos do programa.
Por fim, em 4/11/2019. os quadros restantes que
estavam esboçados foram arte-finalizados seguindo o design dos personagens, e a
etapa de animação foi finalizada.
[1] Programa de animação utilizado ao longo da
produção.
[2] Embora poses de ruptura (breakdown) e
poses de passagem sejam sinônimos, no projeto Tiras Animadas é trabalhada uma
diferenciação entre elas. A pose de passagem é uma pose cuja trajetória é
previsível em função dos quadros-chave, e a pose de ruptura representa uma
quebra dessa trajetória previsível.










