TIRA OK CUPID - RELATÓRIO DE PROCESSO DE PRODUÇÃO E ENSINO APRENDIZAGEM


Este post é parte dos resultados do Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em quadrinhos para animação. 

O relatório a seguir foi produzido pelo referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela instituição de ensino.

Acreditamos que a divulgação desse relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de animação. 

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A periodicidade dos encontros para o desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade da participante e do professor.

O processo de produção descrito a seguir baseia-se nas lembranças do professor, nas anotações em forma de relatórios, na descrição dos personagens, do roteiro e Storyboard do filme feito pela participante, além de backups semanais dos arquivos do Toonboom[1] referentes ao projeto.

Os arquivos do Toonboom, 13 ao total, foram devidamente datados: 4/10/2018, 12/11/2018, 3/4/2019, 10/4/2019, 24/4/2019, 25/4/2019, 23/5/2019, 6/6/2019, 6/8/2019, 8/8/2019, 12/9/2019, 24/9/2019 e 4/11/2019.

O professor produziu quatro relatórios sobre o desenvolvimento da participante, todos devidamente datados, a saber: 23/5/2019, 6/8/2019, 8/8/2019 e 12/9/2019.

Durante a etapa de animação, procurou-se relatar os acontecimentos relacionados a esses dias específicos. Contudo, considera-se a possibilidade de que alguns encontros tenham ficado sem registro. Ocorreram alguns hiatos durante a produção referentes a período de férias, feriados e problemas pessoais dos envolvidos. O Projeto de Extensão era gratuito e voluntário, portanto, não havia qualquer pretensão de estabelecer obrigatoriedade de presença.

O trabalho se iniciou dia 21 de junho de 2018, com a etapa de CURADORIA. A própria participante escolheu algumas tiras do artista Ricardo Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes animados interessantes.

CURADORIA: A obra escolhida pela participante não foi um tira, mas uma charge, de nome Ok Cupid. A charge foi publicada originalmente em 3 de maio de 2018, o mesmo ano do início da produção da tira animada.


ANÁLISE DA CHARGE ORIGINAL:

PERSONAGENS: Na charge observam-se dois personagens, um com caracterização de um demônio cristão medieval de senso comum (com chifres e pernas de bode, casco e músculos aparentes) e um cupido caracterizado como um anjinho bebê, com asas pouco maiores que 1/3 da sua altura. O cupido possui um arco e uma aljava com flechas cujos contos possuem formato de coração.

DESCRIÇÃO DA CHARGE: Por ser uma charge, não possui uma narrativa sequenciada, estando toda a narrativa descrita em apenas um painel. Nesse painel, observa-se o demônio sentado no chão desconfortavelmente, aos prantos, com expressão de sofrimento e com o braço direito segurando o bíceps do braço esquerdo, que está com uma flecha fincada na área do tríceps. O personagem Cupido pode ser visto no canto superior direito da composição, e está com um arco na mão direita e uma expressão facial séria. A flecha que está fincada no braço do Demônio possui o conto em formato de coração, igual às flechas presentes na aljava do Cupido. A charge pode conferida na Figura 1.

Figura 1- Charge Ok Cupid, de Ricardo Tokumoto.

 

ESTÓRIA-BASE: Demônio foi atingido por uma flecha do Cupido e caiu ao chão em prantos. Cupido se aproximou da cena.

ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS

O desenvolvimento dos personagens foi a etapa inicial do projeto, e serviu como base para todo o desenvolvimento posterior da cena e do processo de ensino de fundamentos da animação.

A Etapa 1 se iniciou com o pedido do professor para que a participante realizasse uma interpretação sobre o que consegue perceber de características dos personagens apresentados no material base, a charge. Em seguida, a participante foi estimulada pelo professor a criar possíveis complementações psicológicas, biográficas e motivacionais dos personagens, assim como indicações sobre as características físicas.

1.1. DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:

Como resultado desse processo, a participante criou a seguinte caracterização dos personagens:

Cupido: É uma criança inocente (não reflete sobre as possíveis consequências dos seus atos). Desajeitado. Não possui experiência com arco e flechas, é novo na atividade de ser cupido. Sua motivação no início da cena é de praticar arco e flecha.

Demônio: É forte, pesado e mau. No início da cena, está caminhando com pressa  para o outro lado do inferno.

ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO ROTEIRO

A participante já possuía conhecimentos pregressos sobre a criação de roteiros e suas premissas. Assim, o professor a estimulou a desenvolver um roteiro tendo como pontos de partida a estória-base, as descrições dos personagens e suas motivações criadas na etapa anterior.

Enquanto desenvolvia o roteiro, a participante foi estimulada pelo professor a encenar as ações dos personagens para apresentar as ideias e promover determinadas alterações caso não julgasse condizentes com a construção prévia dos personagens. A utilização do próprio corpo se apresentou como uma forma de medir se a atuação do personagem seria autêntica ou não.

DESCRIÇÃO DOS ACONTECIMENTOS DO FILME

A seguir, consta o roteiro do filme desenvolvido pela participante.

Filme inicia-se com enquadramento do Cupido com o arco em sua mão direita. Ele está flutuando no ar de maneira desengonçada, batendo suas asas e consequentemente oscilando seus braços, pernas e topete. Cupido pega uma das flechas. Tenta posicioná-la no arco, mas tem certa dificuldade para fazê-lo.

Enquanto isso, o Demônio está andando apressadamente para a direita, seu olhar é firme, sua expressão facial é nervosa e seus passos possuem pisadas firmes.

Cupido consegue posicionar a flecha e estica a corda do arco fazendo uma preparação para lançar a flecha. Não está mirando em lugar algum. Puxa a corda e a flecha com certa dificuldade.

Demônio continua andando com seu passo apressado e cara de mau.

Cupido, com um olhar confiante, solta a flecha. A flecha segue com velocidade formando um leve arco em direção diagonal para baixo. Ela encontra o braço direito do Demônio.

Demônio mantém-se estático, mas apresenta surpresa. Em um rápido movimento, Demônio cai ao chão sentado com o braço direito segurando o braço esquerdo, que está espetado pela flecha. Ele chora compulsivamente. Cupido voa para o lado do Demônio. Cupido mantêm-se com expressão impassível. Fim do filme.

 

O processo de interpretação e construção de personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos na narrativa do filme em comparação ao que fora apresentado na charge. Se ignorarmos os pormenores da atuação descrita para os personagens e nos concentrarmos apenas nos acontecimentos narrados, ainda assim podemos ver substanciais adições criativas.

Para melhor apontar quais acontecimentos foram inseridos pela participante, foi criada uma tabela com indicações sobre os acontecimentos e suas relações com o que havia sido previamente apresentado na charge.

Na Tabela 1 constam a descrição dos acontecimentos da estória narrada no projeto da obra audiovisual e as indicações de como cada acontecimento descrito é representado na charge: (A) como ausente, ou seja, esse acontecimento não é mencionado na narrativa da charge; (R) como representado, ou seja, o acontecimento é apresentado explicitamente na narrativa da charge e (I) como implícito, ou seja, o acontecimento pode ser inferido pelo leitor.

Tabela 1 - Descrição dos acontecimentos do filme e sua relação com o que foi apresentado originalmente pela charge.

Acontecimentos da estória narrados na obra audiovisual

Charge

Cupido flutua batendo suas asas, pega uma flecha de sua aljava.

I

Cupido tem dificuldade de posicionar a flecha em seu arco.

A

Demônio caminha apressadamente.

A

Cupido puxa a corda do arco para trás com a flecha.

I

Demônio continua caminhando para frente.

A

Cupido solta a flecha.

I

Flecha voa em direção ao Demônio.

I

Flecha acerta o Demônio.

I

Demônio sente a flechada e fica surpreso

A

Demônio cai ao chão aos prantos.

I

Cupido voa para o lado do Demônio, que está aos prantos.

R

Ao observar a tabela, há onze acontecimentos: seis estavam implícitos na leitura da charge, quatro foram criados, e apenas um estava efetivamente representado na obra original.

A tabela mostra que a participante adicionou novos acontecimentos que complementaram a estória-base e possibilitaram um melhor desenvolvimento da atuação dos personagens. 

ETAPA 3 - STORYBOARD

Assim como ocorreu na etapa de roteiro, foi verificado que a participante possuía conhecimentos pregressos sobre a criação de Storyboards.

Nessa etapa, portanto, a participante elaborou desenhos baseados no estilo de desenho e no design de personagem apresentados na charge do autor original. As expressões faciais e corporais dos personagens foram criadas em função do que fora exigido pelo roteiro. Para desenvolver essas soluções visuais, a participante também foi estimulada a encenar essas poses, bem como observar outras pessoas encenando.

Ao longo do desenvolvimento do Storyboard, foram elaboradas algumas soluções gráficas que se mostraram necessárias para o desenvolvimento do filme. Na charge, o personagem Cupido não possui braço esquerdo. Isso se dá por uma característica de estilo do autor original, que suprime alguns membros do corpo caso eles não estejam sendo executados pelos personagens nas cenas apresentadas. A solução gráfica pensada para solucionar esse problema foi fazer com que seu membro (braço esquerdo) crescesse a partir da forma do tronco, como se estivesse encostado nele.

Essa solução não está presente no Storyboard, mas foi desenvolvida nessa etapa, pois essa dúvida surgiu com o desafio de representar o personagem em forma de desenho.

A seguir, constam os painéis do Storyboard:

Figura 2 - primeira página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4.

Figura 3 - segunda página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 5, 6, 7 e 8.

Figura 4 -terceira página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 9, 10, 11 e 12.

Figura 5 - quarta página do storyboard do filme Ok Cupid. Nela estão presentes os painéis 13 e 14.


ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS DO FILME

Foi desenvolvido que o Cupido estava praticando arco e flecha de maneira descompromissada no início da cena, e que ele não possuía muita experiência com atividade de ser um Cupido. A característica física do personagem de ser desengonçado, por ser uma criança e não possuir experiência, fez com que algumas ações fossem adicionadas à atuação do personagem, como a dificuldade na utilização do arco e flecha. Isso foi apresentado no movimento em que o Cupido não consegue posicionar direito a flecha no arco, ação representada na Figura 2, nos painéis 2, 3 e 4.

No painel 5 (Figura 3), o personagem Demônio também foi caracterizado por meio de uma ação. Ele foi introduzido caminhando, uma informação que não está presente na estória-base, mas que se fez importante para apresentar o personagem e sua caracterização no filme. Os movimentos da caminhada do Demônio foram pensados para representá-lo de forma impassível e agressiva.

Foi desenvolvida uma dinâmica de alternação entre planos, em que ora focava-se no Demônio, ora no Cupido, apresentada nos painéis 5, 6, 7 e 8 da Figura 3. Isso foi determinante para apresentar os personagens, e objetivou que isso aumentasse a comicidade da cena, pois criou suspense sobre como esses personagens se encontrariam.

No painel 6 (Figura 3), o Cupido consegue posicionar a flecha e puxa a corda do arco para trás. Sua expressão facial é contente e determinada, mas a tremulação de seus braços e arco demonstram sua dificuldade em manter-se na posição e sua inabilidade com a arma. Essa tremulação está representada pelos riscos em volta da corda do arco, o que justifica a flecha a se soltar e o fato de que essa ação tenha sido um acidente. A ação foi criada para apresentar as características do personagem.

O personagem Demônio, após receber a flechada, revela uma expressão facial de surpresa e estranheza (painel 12 da Figura 4). Essa expressão foi escolhida para representar que emoções conflitantes estariam passando pelo corpo do personagem. Sua expressão corporal atônita no painel 13 (Figura 5) amplifica a comicidade de sua queda e choro compulsivo no chão.

No painel 14 (Figura 5). a chegada do Cupido no enquadramento do plano como se nada tivesse acontecido reforça sua caracterização como indivíduo inocente e irresponsável.

Essa breve análise aponta que boa parte da construção das atuações dos personagens e das cenas descritas nesse roteiro foi fruto da caracterização dos personagens e da experimentação da participante com essa criação frente à estória base e a sua própria vivência corporal.

ETAPA 4 – ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM

Nessa etapa a participante encenou as ações dos personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O tempo foi convertido em uma relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso foi elaborado o animático.

No processo de encenação, o professor auxiliou o processo de cronometragem para que a participante pudesse encenar os dois personagens do filme. O processo de encenação se deu da seguinte forma: os acontecimentos foram consultados no roteiro e Storyboard, e a participante encenou um dos personagens por vez, seguindo a ordem de acontecimentos apontada pelo filme. Sempre que a participante ou o professor julgavam necessário, a encenação de determinado acontecimento foi refeita. Nessa etapa foi observado maior envolvimento da participante.

ETAPA 5 – ANIMÁTICO

O animático foi construído por meio das anotações da Etapa 4 com a utilização dos quadros criados para o Storyboard. A participante promoveu algumas alterações nos tempos de determinadas ações que julgou necessitarem de ajustas para uma melhor visualização.

ETAPA 6 - ANIMAÇÃO

Após a criação de uma primeira versão do animático a participante foi apresentada às etapas do processo de animação por meio de uma explanação realizada pelo professor. Os conceitos de pose-chave, poses de ruptura (breakdowns) e poses intermediárias foram apesentados nesse momento.

A algumas funções básicas do software Toonboom (que foi utilizado na produção) foram apresentadas à participante: funcionamento do pincel e borracha, criação e organização de camadas de animação, criação e ajuste de camadas de câmera, funcionamento da timeline e dispositivos de pré-visualização da cena e funcionamento de Onion Skin.

Antes do início propriamente dito do processo de animação, foi solicitado à participante que refizesse os desenhos do Storyboard no programa de animação e ajustasse as proporções das imagens para uma melhor pré-visualização da cena e para servir como base sólida para o processo de animação.

Esse procedimento apresenta-se concluído no arquivo de Toonboom do dia 12/11/2018.

Alguns procedimentos de organização do trabalho de animação foram estimulados pelo professor, como a separação em camadas diferentes de cada parte do corpo dos personagens que se movessem de maneira autônoma. Foi requisitado que participante avaliasse quais momentos do filme necessitavam de animação e que fossem percebidos quais tipos de animação se faziam necessários.

Após essa avaliação, a participante concluiu que deveria primeiramente criar animações de alguns ciclos. Assim iniciou-se o processo de animação propriamente dito.

A participante manteve os desenhos do Storyboard como poses-chave. Algumas partes do corpo dos personagens que deveriam se mover de maneira autônoma, como as asas do Cupido e a barbicha do Demônio, foram separadas em camadas diferentes.

A participante decidiu que o personagem Cupido ficaria pairando no ar em razão do bater constante de suas asas. A característica do bater de asas do Cupido foi elaborada durante a etapa de encenação, em que a participante utilizou as mãos para representar a constância e velocidade do movimento.

Essa caracterização foi resgatada nessa etapa de animação, e foram criadas as poses limítrofes do movimento. Essas poses-chave foram posicionadas na timeline em função do tempo encenado. Foi estabelecido que o bater de asas completo (ciclo) demoraria dez quadros. Percebeu-se durante a encenação (o movimento foi encenado com as mãos da participante) que o fechar das asas demorava mais tempo do que o abrir delas. Isso foi traduzido na distribuição de tempo apresentado na Figura 6: entre a pose-chave 1 e a pose-chave 2 deveriam se passar seis quadros e entre a pose-chave 2 e a volta para pose-chave 1 deveriam se passar quatro quadros.

Figura 6 - captura de tela de arquivo do programa toonboom de 03/04/2019.

A animação da barba do Demônio, outro ciclo da cena, foi elaborada em processo de animação direta com base em movimentos encenados pela participante: as mãos simularam uma barba em movimento de sobe e desce que acompanhava o corpo em uma caminhada pesada.

O conceito de pose de passagem e pose de ruptura (breakdown)[3] foi apresentado à participante pelo professor em forma de explanação oral e escrita, assim como lhe foram apresentadas formas de traduzir as percepções de aceleração por meio de gráficos de espaçamento.

Inicialmente foram produzidas as poses de passagem do ciclo de bater de asas do personagem Cupido. Embora o timing da ação estivesse estabelecido, foi necessário compreender como seria o espaçamento entre as poses-chave. A participante foi estimulada a recorrer mais uma vez ao processo de encenação para perceber a variação de velocidade ao longo do movimento. Com base nesse processo, percebeu-se uma sensação de aceleração no início do movimento, desaceleração próximo à pose-chave 2 e aceleração na volta para a pose-chave 1, o que se traduz nas poses de passagem e intervalos apresentados na Figura 7, na qual a pose do tempo 3 se encontra próxima à pose-chave 1, e as poses dos tempos 5 e 9 se encontram mais próximas à pose-chave 2.

Figura 7 - captura de tela de excerto da composição ao longo de 11 quadros do arquivo do programa Toonboom de 3/4/2019.

Essa variação de velocidade apresentada poderia ser traduzida em dois gráficos de espaçamento, como os da Figura 8.

Figura 8 - Gráfico de espaçamento que representa o ciclo de bater de asas do personagem Cupido

Mesmo aparentando compreender o conceito de pose de passagem e no efeito criado pela relação de proximidade e afastamento entre os desenhos, a participante não recorreu à criação de gráficos de espaçamento para auxiliar na determinação dessas posições dos desenhos.

Outra ação que necessitou de criação de poses de passagem foi a queda do personagem Demônio ao chão após receber a flechada em seu braço. Em função de sua comicidade, esse movimento específico necessitou ser trabalhado por meio da noção de exagero. O professor estimulou a participante a realizar uma encenação do movimento, prestando atenção no arco do movimento e nas linhas de ação produzidas pelo corpo durante a queda. Essa encenação foi feita pela participante de pé, caindo sentada em uma cadeira de escritório macia e flexível, o que possibilitou uma entrega maior em relação à simulação do movimento.

As observações desenvolvidas por meio dessa experimentação do movimento com o corpo foram a base para a criação das poses de passagem, assim como a percepção dos pormenores da ação, como o desequilíbrio entre tronco e quadril na queda e o atraso de algumas partes do corpo em relação a outras durante o movimento. As poses criadas podem ser vistas na figura a seguir:

Figura 9 - captura de tela de excerto da composição de um movimento que ocorre em twos entre os quadros 593 ao quadro 603 do arquivo do programa Toonboom do dia 3/4/2019.

No dia 25/4/2019 foram elaboradas animações de outros movimentos. Durante esse encontro, algumas poses de passagem foram desenvolvidas, sendo possível notar a criação de gráficos de espaçamento para guiar a construção das poses, como pode ser visto na Figura 10. Nessa figura, há também a discriminação entre os tipos de quadros: poses-chave circuladas, poses de passagem sublinhadas e o restante das poses sem indicações além da numeração.

Figura 10 - captura de tela do arquivo do programa Toonboom de 25/4/2019.


As demais ações que necessitaram de criação de poses de passagem/ruptura (breakdowns) foram desenvolvidas seguindo as indicações provenientes de observação cinestésica por meio de encenação, com especial atenção à variação de velocidade dos movimentos encenados.

No encontro do dia 16/5/2019, após a maior parte das animações já estar esquematizada, o professor estimulou a participante a identificar nas ações já desenvolvidas pontos em que houvesse necessidade de aumentar ou atribuir antecipações, acomodações e animações sobrepostas e contínuas.

Nos relatórios dos dias 16 e 23 de maio e nos arquivos de Toonboom referentes ao mesmo dia, foi apontado o desenvolvimento do movimento em ciclo de flutuação do personagem Cupido. Nesse ciclo, todo o corpo do Cupido flutuava no ar em um movimento de sobe e desce, acompanhando e reagindo ao movimento criado pelas asas do personagem. Essa movimentação fornece a noção de peso para o personagem e acentua a característica desengonçada atribuída a ele, tendo em vista que as asas aparentemente não suportam com facilidade o peso do corpo. 

Esse movimento foi executado por todo o corpo do personagem, ou seja, incluiu as várias camadas de animação que compõem sua atuação, e foi feito por meio de recursos de animação automática do programa. Esse movimento fora pensado desde o início da produção como uma das primeiras soluções desenvolvidas para aumentar a comicidade da atuação do personagem.

No mesmo encontro, houve o desenvolvimento das animações do cabelo do Cupido, que também vibra de acordo com o movimento de sobe e desce do seu corpo. Portanto configura-se também em um ciclo, que se adapta de acordo com a mudança da posição da cabeça do personagem.

O processo de criação de poses intermediárias se deu ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, tendo surgido em várias outras etapas a necessidade de completar a animação com intermediárias.

Foram criados também efeitos especiais, animações de lágrimas e movimentações automáticas utilizando recursos do programa.

Por fim, em 4/11/2019. os quadros restantes que estavam esboçados foram arte-finalizados seguindo o design dos personagens, e a etapa de animação foi finalizada.



[1] Programa de animação utilizado ao longo da produção.

[2] Embora poses de ruptura (breakdown) e poses de passagem sejam sinônimos, no projeto Tiras Animadas é trabalhada uma diferenciação entre elas. A pose de passagem é uma pose cuja trajetória é previsível em função dos quadros-chave, e a pose de ruptura representa uma quebra dessa trajetória previsível.