TIRA PEACE - RELATÓRIO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM
Este post é parte dos resultados do
Projeto de Extensão Tiras Animadas, desenvolvido na Escola de Design da
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) pelo professor Luhan Dias em
parceria com diversos alunos. O projeto destina-se ao processo de
ensino-aprendizagem de animação e propõe uma metodologia própria, na qual o
ensino se dá por meio de imersão na experiência prática de adaptar uma tira em
quadrinhos para animação.
O relatório a seguir foi produzido pelo
referido professor e teve sua publicação autorizada pelos integrantes e pela
instituição de ensino.
Acreditamos que a divulgação desse
relatório possa auxiliar no desenvolvimento de metodologias de ensino de
animação.
_______________________
A periodicidade dos encontros para o
desenvolvimento do projeto era semanal, com dedicação média de três horas por
encontro, tendo ocorrido alterações pontuais de acordo com a disponibilidade do
participante e do professor.
O processo de produção descrito a seguir baseia-se
nas lembranças do professor, nas anotações em forma de diários, nas anotações
sobre desenvolvimento de personagens, roteiro e Storyboard do
filme feito pelo participante e em um arquivo do Toonboom (programa
de animação utilizado ao longo da produção) datado em 25/11/2019.
O professor produziu quatro anotações em forma de
diários sobre o desenvolvimento do participante, todos devidamente datados, a
saber: 2/9/2019, 16/9/2019, 11/11/2019 e 18/11/2019.
Ao longo da descrição da etapa de animação,
procurou-se relatar os acontecimentos relacionados a esses dias específicos. Contudo,
considera-se a possibilidade de que alguns encontros tenham ficado sem registro.
Ocorreram hiatos durante a produção referentes a período
de férias, feriados e problemas pessoais dos envolvidos. O Projeto de Extensão
era gratuito e voluntário, portanto, não havia qualquer pretensão de
estabelecer obrigatoriedade de presença.
Durante os primeiros dias de dedicação do
participante, o professor adotou como estratégia didática a apresentação de
todos os conceitos e etapas trabalhados ao longo do projeto. Um procedimento
semelhante se repetiu a cada nova etapa, sendo que os conceitos das subetapas foram
apresentados a cada início de etapa.
O trabalho se iniciou no dia 2/9/2019, com a etapa
de CURADORIA. O próprio participante escolheu algumas tiras do artista Ricardo
Tokumoto, as quais considerou que poderiam se tornar filmes animados
interessantes.
CURADORIA: foi escolhida a charge Peace,
publicada originalmente em 5/6/2018.
ANÁLISE DA TIRA ORIGINAL:
DESCRIÇÃO DA TIRA: A charge (Figura 1) possui
apenas um quadro, no qual vemos a interação entre três personagens: um
alienígena e dois humanos. O alienígena está com os braços para cima dizendo: “Viemos
em missão de paz”. O humano à esquerda, com expressão facial emburrada e com o braço
direito gesticulando, diz: “A lá, aposto que é comunista!” enquanto o humano à
direita está com as mãos na cintura e com expressão emburrada dizendo: “Maldito
justiceiro social!”.
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| Figura 1 - Charge Peace, de Ricardo Tokumoto. |
ESTÓRIA-BASE: Dois personagens humanos e um
alienígena saindo de sua nave se encontram. O alienígena anuncia que vem em
missão de paz, enquanto os outros dois personagens consideram sua fala como um
“discurso comunista”.
ANÁLISE DA CHARGE ESCRITA PELO PARTICIPANTE
No projeto de extensão Tiras Animadas, o professor usualmente
pedia que os participantes analisassem as tiras selecionadas a fim de estimular
a compreensão das imagens propostas pela obra, além da percepção dos seus
potenciais e do seu discurso principal, o sentido da obra. O resultado esperado
era que os participantes mantivessem suas adaptações fiéis a essas mensagens.
Esse processo analítico normalmente ocorria de
maneira informal, sem gerar documentos. No entanto, o participante em questão
criou um texto expondo sua análise da charge. Esse documento mostra os rumos
criativos e conceituais tomados pelo participante ao início da etapa seguinte. O
texto produzido está apresentado, na íntegra, a seguir:
A cena apresenta um alienígena, que ao sair de sua nave espacial com as mãos para o alto, dirige-se a dois seres humanos: “Viemos em missão de paz”. Os dois seres humanos, que aparentavam conversar, respondem com a fisionomia irritada: “A lá, aposto que é comunista!” E o outro complementa: “Maldito justiceiro social!”.
Ao decompor a imagem, com base nos aspectos de framing da Teoria Sociossemiótica da Linguagem, é possível perceber os signos utilizados e construir partes da imagem que antecedem o acontecimento. Na cena apresenta-se, então, uma representação de mundo. Embora a existência de alienígenas ainda não tenha sido comprovada, existem inúmeros relatos na cultura, seja por meio de livros, cinema, games e até mesmo relatos jornalísticos. Ou seja, na cultura há conhecimento acerca de alienígenas que um dia farão contato, seja para fins de paz ou guerra.
A imagem apresenta uma espaçonave, no estilo disco voador, a mais tradicional da representação desse objeto. Ela não apresenta janelas, parece um objeto liso, metálico e pesado. Existe uma abertura, uma porta que, ao mesmo tempo, também é uma rampa por onde sai o alienígena. Aparentemente, o interior da espaçonave é iluminado, pois pela abertura percebe-se que está tudo branco na parte interna, talvez iluminada pela energia existente dentro da nave.
Na parte inferior, temos três ou quatro trens de pouso (o quarto pode estar encoberto pela rampa). Esses pés indicam que a nave não pode pousar mantendo contato com a superfície, por isso, eles devem ser ativados na descida, assim como ocorre com aviões.
O alienígena é maior que a abertura da espaçonave; ele deve ter se curvado para passar pela porta, ou sua estrutura deve ser gelatinosa, fazendo com que suas partes se adequem aos espaços. Ele possui uma grande cabeça com enormes olhos e uma antena, possivelmente indicando que é muito inteligente e que pode captar ondas eletromagnéticas ou o pensamento de outros seres. Imagino que a coloração de sua pele seja vermelha, o que ajudaria a reforçar a reação dos seres humanos.
As duas pessoas podiam estar caminhando juntas, indo da direita para a esquerda, com passos firmes, quase irritados, quando repentinamente avistam algo vindo do céu e que pousa em frente a eles, não se apresentando surpresos ou assustados. Após a saída do alienígena e sua saudação, os seres humanos ficam ainda mais irritados, pois acham que é um comunista, algo inconcebível para a ideologia deles. As falas indicam posicionamento de direita, com traços de intolerância, marcado pelas palavras comunista (associada a algo negativo) e maldito (aquele que foi amaldiçoado). O uso das exclamações ao final das frases também reforça a entonação dos personagens.
ETAPA 1 – DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS
1.1. DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS PARA A PRODUÇÃO:
Com base na aparência e nas atitudes dos
personagens na obra original e em suas análises posteriores, o participante
criou a caracterização dos personagens, que foram nomeados como Alienígena, Edu
e Carlim. O participante também desenvolveu as características físicas da nave
espacial.
As características atribuídas aos personagens e da
nave estão listadas a seguir:
1.1.1 O Alienígena
Vive há anos luz de distância do planeta Terra,
próximo a três sóis, por isso a cor avermelhada de sua pele, que ajuda a
absorver as energias solares. Seu intelecto é muito desenvolvido, utilizando
mais o contato verbal e telepático do que sua força física. Seu corpo é feito
de energia e um líquido pastoso, o que o torna mais flexível e gelatinoso.
Em seu planeta, especializou-se em diplomacia
intergaláctica, uma habilitação que leva anos para atingir a dominação
completa. Ele é sério, calmo e gesticula sempre quando fala, como se também
usasse as mãos para se comunicar.
Características psicológicas: altruísta; comedido;
concentrado; imponente.
1.1.2 A espaçonave
Feita de um material metálico muito resistente e
que também pode assumir diferentes formas, assim como o T1000 – Exterminador do
Futuro. Ela se move com a força de energias desconhecidas por nós, seres
humanos. Ela flutua no espaço emitindo um som parecido com aquele gerado pelo
instrumento musical Teremin. A nave não parece ter uma frente, traseira ou
laterais identificáveis, é um objeto simétrico e totalmente liso por fora. Por
dentro, os ocupantes conseguem enxergar tudo que está do lado de fora em razão
da tecnologia empregada na nave, que possibilita o uso de instrumentos e
energia para esse fim. Apesar de não emitir qualquer tipo de luz na parte
externa da espaçonave, o interior dela é muito iluminado.
1.1.3 Os humanos
Edu (28) é o metido à besta. Gosta de brigar e não
perde a vez quando vê a possibilidade de entrar em uma discussão,
principalmente política. Filho de empresário, nunca trabalhou e vive às custas
da família. Faz curso de direito, mas já foi reprovado várias vezes, pois gosta
de matar aula para ficar de rolê com os amigos. Seus pais trabalham o dia
inteiro e nunca têm tempo para ele, por isso, compram tudo que ele quer. Sempre
viaja para o exterior nas férias e acha que pobre existe porque tem preguiça de
trabalhar.
Carlim (25) é amigo de Edu, faz tudo que o amigo
manda. Só estudou até terminar o ensino médio, mas quer fazer medicina para
ganhar dinheiro. Fica o dia inteiro na internet conversando com os amigos e
compartilhando fake news, mesmo que não saiba o que é isso. Defende que
bandido bom é bandido morto e que justiça é acabar com programas sociais para
pessoas necessitadas. Sua família é de classe média que defende o fim do ensino
público, pois os pobres roubam a vaga de seu filho na faculdade.
Características psicológicas: Edu é arrogante,
mimado, inseguro, violento, individualista, mandão, invasivo. Carlim: bobalhão,
tímido, medroso, manipulável, arrogante, tem dificuldade de
aprendizado, infantil.
Características físicas: Edu é forte, alto, cabelos
lisos e bem cortados, pele lisa e limpa, usa roupas de marca. Carlim: gordo,
estatura média, usa roupas de marca, transpira muito.
ETAPA 2 – CRIAÇÃO DO ROTEIRO
Após o término da etapa de desenvolvimento dos
personagens, foi criado o roteiro do filme. O participante foi instruído sobre
o formato e premissas de um roteiro.
O professor apontou a necessidade de se estabelecer
a estória imediatamente pregressa aos acontecimentos do filme a fim de garantir
que o participante estivesse ciente das motivações de cada personagem. Algumas
perguntas foram utilizadas para instigar essa criação de estória pregressa: o
que eles estavam fazendo antes? O que estavam indo fazer antes do
acontecimento? Onde estão? Quais são suas motivações?
No caso específico desse filme, algumas perguntas
sobre as características físicas, tanto do Alienígena quanto de sua nave,
também pareceram importantes para que pudessem embasar o processo de animação.
Essas perguntas se relacionam com os conceitos de
atuação de Hooks (2003).
O roteiro escrito pode ser lido a seguir:
EXT. NOITE. RUA. PRÓXIMO AO CONDOMÍNIO
EDU e CARLIM estão caminhando na rua
próxima ao condomínio deles à noite (seguem o sentido da direita para a
esquerda).
Edu segue um pouco mais à frente e
Carlim segue um pouco atrás, teclando em seu celular e sem prestar atenção no
que acontece ao seu redor (os dois estão centralizados na cena).
De repente, Edu olha para cima e para,
fazendo com que Carlim trombe no amigo, olhe para ele e depois olhe para cima
também, guardando o celular no bolso (nesse momento a câmera continua se
movendo para a esquerda deixando os personagens à direita na cena).
Os dois vão abaixando suas cabeças
lentamente enquanto surge uma espaçonave na parte superior. Ela desce
suavemente, balançando de um lado para outro (a nave desce no lado esquerdo da
cena).
Antes de tocar o solo, surgem quatro
trens de pouso, e a nave aterrissa de forma forte, fazendo com que ela abaixe e
retorne à sua posição normal.
Edu coloca a mão no queixo, como se
fizesse um esforço para compreender aquilo. Edu tenta segurar o medo.
Uma parte da nave começa a dissolver,
escorrer pela lateral e formar uma rampa de acesso.
Em meio à luz que emana da parte
interior da espaçonave, surgem duas mãos que se apoiam na lateral da pequena
porta. Começa a surgir uma enorme cabeça de olhos pretos, que vai saindo
lentamente e ficando de pé, mostrando que é maior que a porta que se abriu. Edu
continua com a mão no queixo e Carlim fica mais assustado.
O alienígena fala enquanto gesticula
seus enormes
braços levando as duas mãos ao coração.
ALIEN
Viemos em missão de paz.
Edu tira a mão do queixo e estala os
dedos como se seu cérebro tivesse compreendido tudo que está acontecendo.
Aponta para o alienígena e fala:
EDU
A lá, aposto que é comunista!
Carlim olha para o amigo, imediatamente
assume a mesma postura confiante e esbraveja colocando os punhos cerrados no
quadril.
CARLIN
Maldito justiceiro social!
Edu continua a caminhar, não ligando
para a presença do alienígena. Carlim o acompanha, mas com medo e desconfiado
do alienígena que apenas os observa irem embora.
O processo de interpretação e construção de
personagens fez com que diversos acontecimentos fossem inseridos na narrativa
do filme em comparação ao que fora apresentado na tira original.
ETAPA 3 - STORYBOARD
Na etapa de Storyboard, o
professor instruiu o participante a utilizar a tira original como base, visando
manter a semelhança com o material original e evitar que as possíveis
limitações em desenho se tornassem obstáculos desnecessários para o
desenvolvimento da atividade, que era eminentemente de construção narrativa.
O Storyboard foi criado com base nos acontecimentos descritos no roteiro, e
buscou representar as principais ações descritas nele. Alguns acontecimentos, a
exemplo da tira original, foram representados simultaneamente, o que exigiu uma
separação posterior na etapa de animático. As quatro páginas do Storyboard
podem ser vistas a seguir:
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| Figura 2 - primeira página do storyboard do filme Peace. Nela estão presentes os painéis 1, 2, 3 e 4. |
![]() |
| Figura 3 - Segunda página do storyboard do filme Peace. Nela estão presentes os painéis 5, 6, 2.1 e 7. |
![]() |
| Figura 4 - Terceira página do storyboard do filme Peace. Nela estão presentes os painéis 8, 9 e 10. |
![]() |
| Figura 5 - Quarta página do storyboard do filme Peace. Nela estão presentes os painéis 12, 13 e 14. |
Para melhor apontar quais acontecimentos foram
inseridos pelo participante, foi criada uma tabela com indicações sobre os
acontecimentos e suas relações com o que havia sido previamente apresentado na
charge.
A seguir temos a Tabela 1, com a
descrição dos acontecimentos da estória narrada no projeto da obra audiovisual
e as indicações de como cada acontecimento descrito é representado na tira em
quadrinhos: (A) como ausente, ou seja, esse acontecimento não é mencionado na
narrativa da charge; (R) como representado, ou seja, o acontecimento é
apresentado explicitamente na narrativa da charge; e (I) como implícito, ou
seja, o acontecimento pode ser inferido pelo leitor.
Tabela 1 - Descrição dos acontecimentos
do filme e sua relação com o que foi apresentado originalmente pela tira.
|
Nº |
Acontecimentos da estória narrados na
obra audiovisual |
Charge |
|
1 |
Edu e Carlim caminhando na rua à noite |
A |
|
2 |
Edu olha para cima e para |
A |
|
3 |
Carlim tromba no amigo |
A |
|
4 |
Carlim olha para Edu e depois olha para cima |
A |
|
|
Carlim guarda o celular no bolso |
A |
|
5 |
Edu e Carlim vão abaixando a cabeça lentamente |
A |
|
6 |
Uma espaçonave surge balançando de um lado para o
outro |
A |
|
7 |
Antes de tocar o solo, surgem quatro trens de
pouso, e a nave aterrissa de forma forte |
A |
|
8 |
Edu coloca a mão no queixo analiticamente |
A |
|
9 |
Uma parte da nave começa a dissolver, escorrer
pela lateral e formar uma rampa de acesso. |
A |
|
10 |
O alienígena sai da nave em partes, primeiro as
mãos, depois a cabeça e restante do corpo. |
A |
|
11 |
Edu continua com a mão no queixo |
A |
|
12 |
Carlim fica mais assustado |
A |
|
13 |
Alienígena fala enquanto gesticula: “Viemos em
missão de paz.” |
R |
|
14 |
Edu tira a mão do queixo e estala os dedos |
A |
|
15 |
Edu aponta para o alienígena e fala: “A lá,
aposto que é comunista!” |
R |
|
16 |
Carlim olha para o amigo, imediatamente assume a
mesma postura confiante e esbraveja colocando os punhos cerrados no quadril: “Maldito
justiceiro social!” |
R |
|
17 |
Alienígena se surpreende e seus braços ficam
caídos |
A |
|
18 |
Edu volta a caminhar, ignorando a presença do
alienígena |
A |
|
19 |
Carlim o acompanha com medo e receio do
alienígena |
A |
|
20 |
Alienígena os observa irem embora |
A |
|
21 |
Alienígena olha para o espectador |
A |
Ao observar a tabela, há 21
acontecimentos: apenas três estão representados e os demais estão ausentes na
charge original, tendo sido, portanto, criados pelo participante. É preciso
salientar que alguns acontecimentos estão representados simultaneamente na
charge original. Assim, a ordem em que esses acontecimentos aparecem foi decisão
do participante.
A tabela indica que o participante criou vários
acontecimentos para a narrativa do projeto de filme animado, todos apontando
para uma atuação dos personagens em consonância com suas caracterizações e
motivações.
ETAPA 4 – ENCENAÇÃO/ MINUTAGEM
Nessa etapa, o participante encenou as ações dos
personagens e cronometrou o tempo dessas ações. O tempo
foi convertido em uma relação de 24 quadros por segundo, e com base nisso foi
elaborado o animático.
No processo de encenação, o professor realizou as
anotações sobre a cronometragem para que o participante pudesse encenar os três
personagens do filme. O processo se deu da seguinte forma: os acontecimentos foram
consultados no roteiro e Storyboard, e o participante encenou
um dos personagens por vez, seguindo a ordem de acontecimentos apontada pelo
filme. Sempre que o participante ou o professor julgaram necessário, a
encenação de determinado acontecimento foi refeita.
Segundo o diário do professor do dia 16/9/2019,
data em que ocorreu essa etapa, o participante comentou que, por conta do
processo, conseguiu perceber a individualidade de cada personagem em relação
aos seus movimentos, como cada personagem reagiria a ações e movimentos dos
outros e como cada movimento seria fruto de um processo emocional.
ETAPA 5 – ANIMÁTICO
O animático foi
construído por meio das anotações da Etapa 4 com a utilização dos quadros
criados para o Storyboard. O participante promoveu algumas
alterações nos tempos de determinadas ações que julgou necessitarem de ajustes
para uma melhor visualização.
Importante salientar que as atividades
desenvolvidas no programa Toonboom foram realizadas com a
utilização de mesa digitalizadora fornecida pelo Centro de Estudos em Design de
Imagem ou pelo professor. O participante em questão possuía experiência com
mesa digitalizadora e tinha as habilidades de desenho desenvolvidas.
Algumas funções básicas do software
Toonboom foram apresentadas ao participante, a saber: o
funcionamento do pincel e borracha, a criação e organização de camadas de
animação, criação e ajuste de camadas de câmera, funcionamento da timeline e
dispositivos de pré-visualização da cena e funcionamento de Onion Skin.
ETAPA 6 – ANIMAÇÃO
Parte do processo de animação foi iniciado ainda
durante o estabelecimento do animático, pois diversos quadros-chave corresponderam
a posições presentes no Storyboard, que, como visto anteriormente, foi
redesenhado no programa de animação. No entanto, é seguro afirmar que os
conceitos relativos à animação foram apresentados após o término do animático,
o que segundo os diários do professor aconteceu no dia 11/11/2019.
No encontro do dia 11/11/2019, o participante foi
orientado a criar poses de passagem para a caminhada inicial do personagem Edu,
correspondente ao acontecimento nº 1 da Tabela 1. O professor explicou a noção
de criar animação por meio de poses principais, e apresentou e exemplificou o
que eram poses-chave e poses de passagem de uma caminhada com base em
encenações.
O professor orientou que a encenação poderia ser um
recurso importante para construir movimentos críveis, que seriam uma expressão
da personalidade dos personagens.
O participante, no início do encontro, apresentou
tendência a criar poses com base nas poses-chave já feitas no Storyboard,
promovendo pequenas alterações em sua forma. Isso se mostrou um problema, e
limitou a capacidade expressiva dos desenhos. O participante foi orientado
posteriormente a criar esboços mais soltos, que poderiam representar melhor as
percepções por meio dos estudos das encenações.
Nesse encontro, foram criadas algumas poses
principais da caminhada inicial do personagem Edu. Na cena, o personagem anda
até ser surpreendido pela visão da nave descendo do céu, o que provoca a parada
do seu movimento.
Em 18/11/2019, o participante optou por criar o
movimento do personagem Alienígena referente ao final do acontecimento nº 13 da
Tabela 1, no qual o personagem, após falar, desce o braço que estava para cima
e o posiciona próximo ao peito. O participante criou uma pose de passagem que
ligava os dois quadros-chave do movimento. Essa pose de passagem
(Figura 6) estabelece bem as características de aceleração do movimento,
mas pouco diz sobre as características físicas e psicológicas do personagem.
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| Figura 6 - captura de tela de excerto da composição arquivo do programa Toonboom de 18/11/2019. O texto acima das imagens indica o tipo de pose, e o número abaixo o lugar do desenho na timeline. |
Em vista dessa percepção, o professor introduziu o participante ao conceito de pose de ruptura (breakdowns)[1] e a procedimentos de pré-visualização da animação, especificamente esboço de trajetórias de movimentos e gráficos de espaçamento. Segundo os diários do professor, o participante apresentou dificuldade em compreender que o gráfico de espaçamento se refere à trajetória, e não ao tempo.
No mesmo encontro, o participante acatou a avaliação crítica do professor sobre o movimento anteriormente criado e, após excluir a pose da passagem, desenvolveu novas poses para o movimento. Essas poses de ruptura (breakdowns) foram desenvolvidas por meio de uma reflexão criativa acerca do conceito de pose de ruptura apresentado, das características físicas do personagem[2] e de um processo de encenação focado em compreender os tempos e as características do movimento.
Uma descrição possível do movimento é a seguinte:
Alienígena está com os braços para cima em sinal de saudação, desce e estica os
braços até o chão de maneira sincronizada, puxa-os para cima como uma mangueira
em movimentos ondulados e, por fim, repousa com as mãos juntas próximo ao
peito.
As poses criadas podem ser vistas
na Figura 7:
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| Figura 7 - captura de tela de excerto da composição arquivo do programa Toonboom de 18/11/2019. O texto acima das imagens indica o tipo de pose, e o número abaixo o lugar do desenho na timeline |
O movimento elaborado para a ação é absurdo, mas
condizente com as características do personagem, beneficiado por uma
investigação oriunda de processo de encenação.
No encontro do dia 25/11/2019 o participante desenvolveu as poses de ruptura (breakdowns) do movimento da reação de surpresa do Alienígena frente aos comentários de Edu e Carlim (acontecimento nº 17 da Tabela 1).
Esse foi o último encontro registrado e um dos
últimos que foram realizados até o fim do semestre letivo de 2019. As
atividades não foram retomadas em 2020 em razão da pandemia do Covid-19.
[1]
[2]






