Texto por Luhan Dias
O projeto Tiras Animadas nasceu em 2017, a partir de uma experiência que uniu acaso, aprendizado intenso e a busca por novas metodologias de ensino de animação.
Naquele ano, eu havia ministrado um curso de extensão de Fundamentos da Animação na Escola de Design da UEMG. O curso, que começou com dez inscritos, terminou com apenas um aluno ativo. Esse resultado me levou a repensar a metodologia utilizada: percebi que a forma como eu ensinava os fundamentos talvez não estivesse adequada ao perfil e ao contexto daqueles estudantes. Era preciso encontrar uma abordagem mais envolvente e prática.
Pouco tempo depois, recebi um convite do professor Maurício Gino, da Escola de Belas Artes da UFMG, para participar da criação de uma instalação artística na exposição Desconstrução do Esquecimento: Golpe, Anistia e Justiça de Transição. A instalação, intitulada Arte-Resistência, reunia elementos de crítica e resistência à ditadura civil-militar brasileira. Entre esses elementos, havia uma série de tiras em quadrinhos de protesto, publicadas nos anos 1970, de grandes nomes do cartum brasileiro como Henfil, Ziraldo, Luiz Gê, Fortuna e Jaguar.
Meu papel era adaptá-las para animação, mantendo sua estética original, mas acrescentando movimento. Foram cerca de dez tiras animadas produzidas em menos de uma semana. Nesse processo, procurei interferir o mínimo possível no design e na narrativa, focando exclusivamente no movimento animado.
Algumas tiras animadas oriundas dessa experiência:
Tira do Henfil
Tira do Ziraldo
Tira do Fortuna
Tira do Jaguar
Tira do Luiz Gê
Essa experiência foi reveladora: percebi que, naquele curto período, havia aprendido mais sobre animação do que em anos de carreira. O motivo, acredito, foi o foco total no movimento, sem a sobrecarga de outras funções como direção, storyboard ou cenários. Ali, a animação se revelou para mim como expressão artística em si, e não apenas como um elemento de um filme.
A partir dessa vivência, surgiu a ideia de criar um projeto de extensão que usasse o mesmo princípio — adaptar tiras em quadrinhos para animação — como ferramenta de ensino. Assim nasceu o Tiras Animadas: Aprendizado de animação de personagem via projeto audiovisual.
No projeto, os participantes vivenciam todo o processo de produção, desde o contato com a tira original até a animação final. A metodologia desenvolvida estimula o aprendizado prático de conceitos fundamentais — como aceleração, desaceleração, poses de passagem (breakdowns) e timing — de forma contextualizada. Entre os recursos aplicados estão exercícios de simulação de movimentos, nos quais os alunos atuam como se fossem os personagens, cronometrando e analisando tempos e ritmos, além da apresentação de conceitos técnicos conforme a necessidade surge na prática.
Apesar de ser um processo relativamente lento (encontros semanais de cerca de quatro horas), o impacto no aprendizado dos alunos tem se mostrado significativo. O projeto também foi tema de estudos na minha tese de doutorado, na qual analisei relatórios diários e as experiências dos participantes (que você pode conferir aqui).
Desde 2017, o Tiras Animadas segue ativo: na Escola de Design da UEMG, atualmente sob coordenação do professor Genesco Alves e os monitores Aile Ziel e Tunay Antunes, e também na Escola de Belas Artes da UFMG, onde desenvolvo uma versão voltada especificamente para estudantes de animação, tanto como disciplina optativa quanto como projeto de extensão.
E a história continua...
